Câmara faz homenagem a heróis da luta contra o racismo

A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem aos heróis da Luta contra a Discriminação Racial, Abdias do Nascimento e Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e aos 130 anos da Abolição da Escravatura no Ceará. A sessão também será alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e prestará homenagem também a Nelson Mandela. 

 

Abdias do Nascimento foi um dos maiores defensores da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Nas primeiras eleições após a ditadura militar, exerceu mandato de deputado federal, sendo o primeiro afro-brasileiro a defender no Congresso Nacional os direitos humanos e civis de sua gente. Ele apresentou o primeiro projeto de lei propondo políticas públicas de igualdade racial.

A sessão solene também vai homenagear Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas e considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará.

O evento, que reunirá, no plenário da Câmara, embaixadores africanos, autoridades governamentais, militantes sociais e povos afrodescendentes, via também comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e homenagear o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. 

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 21 de março, faz referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960. Naquela data, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia do regime de “apartheid” abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Olímpiadas 2012: Gabby Douglas é a primeira negra a ganhar a medalha de ouro

A norte-americana Gabby Douglas alcançou a medalha de ouro...

Latinos são vulneráveis ao diabetes tipo 2

Os latinos são mais vulneráveis do que os brancos...

Negros e nordestinos da classe C tem crescimento de 123% na renda

O grande fator para o resultado foi maior participação...

Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial

Por Washington Lúcio Andrade Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao...

para lembrar

Ministra da Igualdade Luiza Bairros recebe medalha da Ordem do Rio Branco

Honraria foi concedida no Itamaraty como parte das...

Dimensões do antirracismo na construção da revolução brasileira

 Desde sua fundação o Partido dos Trabalhadores (PT)...

Seppir forma grupo de trabalho para pôr em prática o Estatuto da Igualdade Racial

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=