Camila Pitanga estreia “Matriarquia em Processo” com primeira apresentação transmitida online direto de sua casa

No próximo dia 07 de março, às 19h, Camila Pitanga estreia “Matriarquia em Processo”, espetáculo solocom transmissão online dentro da plataforma“ #emcasacomosesc”, do Sesc São Paulo. Criado por Camila, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlose pela diretora Cristina MouraMatriarquia é um encontro de mulheres e é deste encontro – ou “sistema social liderado por mulheres” – que o trabalho surge. “Matriarquia é sobre o encontro dessas mulheres, é sobre o meu encontro com minhas vivências e percepções, bem como minha experiência neste mundo que atravessa uma pandemia”, explica Camila.

Pensada como “poema cênico musical performático”, a atriz, acompanhada do musicista Luiz Gayotto, interpreta a agente de saúde Stela, uma mulher que, submetida a um constante estado de vigília, passa a ter delírios auditivos, reencontrando a própria mãe no fundo de suas memórias e dialogando com a filha, momento em que a narrativa da personagem atravessa e conecta-se às memórias da própria atriz. “Quem me conhece pode reconhecer fatos da minha história, mas Matriarquiaé uma voz universal. Quem nunca se trancou no quarto ou não teve dificuldades de comunicação?”, questiona Camila.

Matriarquia,tem sua primeira experiência pública como “Matriarquia em Processo”. Camila e Lucia Gayottoinicialmente pensaram em encenar um texto já existente, mas durante a pandemia começaram a desenhar a obra atual. “Nós duas estudamos diversos textos juntas, mas precisamente em 29 de maio de 2020, após assistirmos na televisão notícias com profissionais de saúde que travam a guerra contra a Covid-19, entendemos que a personagem principal seria uma agente de saúde, e então convidei a dramaturga Dione Carlospara uma leitura de seus textos”, conta Lucia. “Eu ainda não tinha vivido a experiência de ter um texto lido assim, pela internet, mas para a minha surpresa algo aconteceu naquele dia. Camila fez o texto dançar”, relembra Dione, que prossegue pontuando que todas contribuíram para o roteiro e resultado final: “Ensaiávamos de dentro de nossas casas, então é como se estivéssemos realmente visitando nossas intimidades. Camila já tinha o desejo de cantar e dançar em cena e eu sempre escrevo pensando no texto como uma partitura musical, feito para ser cantado. Criei uma estrutura dramatúrgica pensando nos dramas negros, em que as narrativas são encenadas pelas ruas, de cidade em cidade, com cânticos e danças”.

Dione rememora que, no meio deste processo, em agosto de 2020, Camila teve Malária e contato direto com outras agentes de saúde do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Todas estas experiências foram assimiladas pelo trabalho. Cris Moura, nossa diretora, trouxe propostas valiosas para a encenação, fazendo com que eu voltasse ao texto e o ampliasse a partir de cenas já levantadas”, ressalta Dione.

Para a diretora Cristina Moura “dirigir um projeto para transmissão online é uma reinvenção, é descoberta, é desafio. Em Matriarquia fizemos uma pesquisa de linguagem, uma adaptação para o audiovisual, uma criação feita para este formato específico e lidando com o espaço que temos no momento. Estou muito contente de poder explorar novos caminhos e uma nova linguagem, e não poderia estar melhor acompanhada, com Camila, a direção de fotografia da Clara Cavour”, resume Cristina prevendo que o público irá desfrutar de uma experiência em que a palavra e o canto se traduzem, em perfeita simetria, em cena: “Camila é uma atriz que se propõe a um estado de brincadeira enquanto trata de temas muito pertinentes ao momento que vivemos”, encerra.

Divulgação

 

Ficha Técnica

Idealização: Camila Pitanga e Lucia Gayotto

Texto: Dione Carlos

Direção: Cristina Moura

Interpretação: Camila Pitanga

Criação: Camila Pitanga, Cristina Moura, Dione Carlos, Lucia Gayotto

Direção Musical, Trilha Sonora Original e Musicista: Luiz Gayotto

Direção Vocal e Interpretativa: Lucia Gayotto

Direção de Fotografia: Clara Cavour

Direção de Arte e Fotos: Rodrigo Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli

Iluminação: Leandro Barreto

Assistência de Direção: Matheus Malafaia

Assistência de Produção: Chayene Santos

Criação luminária objeto bicho da seda: Francisco Palmeiro

Criação Objeto Figa: Marc Kraus

Colaboração afetiva: Vera Manhaes, Antonia Pitanga

Assessoria de Imprensa: Trigo Comunicação

Produção: José Maria e Camila Pitanga

Agradecimentos: Beatriz Coelho e Lan Lan

Realização: Sesc São Paulo

Serviço:

 #emcasacomsesc

Nas redes sociais do Sesc São Paulo

Instagram.com/sescaovivo

Youtube.com/sescsp

Dia 7 de março de 2021, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação: 10 anos

Gênero: Drama

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

Camila Pitanga fala de machismo, amor e família

Capa da Marie Claire de junho, a atriz fala...

Jardim das Folhas Sagradas: Um cinema com a cara do Brasil

Jorge Portugal Deve estrear em breve o filme "Jardim das...

Corpo do ator Zózimo Bulbul será sepultado hoje no Rio

O ator e cineasta Zózimo Bulbul vai ser enterrado...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Espetáculo bilíngue português/Libras homenageia grandes atrizes do teatro brasileiro 

Um mergulho na história, no tempo e no agora é o que traz "CADUCA", espetáculo teatral baseado na trajetória das atrizes Lizette Negreiros e...

Salgueiro apresenta espetáculo em homenagem a Mercedes Baptista no Theatro Municipal

Completando 70 anos em 2023, os Acadêmicos do Salgueiro, mais uma vez, fazem jus às palavras de Nelson Andrade e mostram que, muito mais...
-+=