Caminhada São Paulo Negra concorre a prêmio de impacto social no turismo

Enviado por / FonteGuia Negro

A Caminhada São Paulo Negra, walking tour de resgate da história e cultura negra paulistana realizado pela Black Bird Viagem desde maio de 2018, concorre ao Prêmio Impactos positivos, na categoria impacto social no turismo, realizado pelo site Lugares do Mundo. A experiência é uma das semi-finalistas e depende agora do voto do público para estar na final do prêmio. A votação ocorre aqui https://lugarespelomundo.com/vitrine-impacto-social (canto direito) e vai até 3 de novembro.

O prêmio tem apoio da Embratur e informa que “acredita no potencial do turismo do Brasil e que o turismo vai além de apenas uma viagem…”. A categoria impactos sociais engloba projetos e ações que impactam a vida das pessoas e focam em seus objetivos e necessidades. “A sociedade é composta por seus membros e objetivos e toda ação que seja na direção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa, pacífica e alegre é um impacto social”, informa o site.

São Paulo é a cidade com a maior população negra do Brasil, mas os lugares e os personagens negros da cidade foram sendo invisibilizados ao longo dos anos. A Caminhada São Paulo Negra resgata as histórias negras, que estão por toda a cidade, no centro e em todos os bairros (inclusive na Liberdade e no Bixiga). O tour começa na Praça da Liberdade 238 – Metrô Liberdade e termina cerca de três horas depois na República.

No percurso de três quilômetros os turistas conhecem lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade. A migração africana atual, a música e os movimentos negros modernos também são tema das narrativas.

Além disso, personagens negros importantes são ressaltados. É o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama, do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas e de Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país.

O impacto que a Caminhada provoca é o de mudar a relação das pessoas com a cidade, revelando uma São Paulo que sempre esteve ali, mas teve sua história sistematicamente apagada. “Além de uma mudança de olhar para os lugares da cidade, que não tem volta. É uma oportunidade de conhecer novas pessoas. Muitos começam como desconhecidos e terminam trocando contatos e se tornam amigos”, conta Heitor Salatiel, fotógrafo e produtor cultural, que é um dos anfitriões do tour.

Do período da escravização aos dias atuais, falando da potência do empreendedorismo e cultura negra, a Caminhada São Paulo Negra tornou-se necessária para revelar uma cidade mais diversa e inclusiva. Assim como aconteceu com outras manifestações do povo preto, como o samba, o funk e as religiões de matriz africana, o tour teve uma tentativa de criminalização por parte da polícia. No último sábado (24), as cerca de 15 pessoas que estavam no walking tour foram acompanhadas e filmadas pela Polícia Militar gerando constrangimento e desconforto.

O fato foi amplamente noticiado pela imprensa. Além de boletim de ocorrência para questionar a ação da PM, os organizadores receberam apoio de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), Secretaria de Estado de Turismo, e de empresas parceiras como Diaspora.Black, Brafrika Viagens, Rio Encantos, Sou Mais Carioca, Rota da Liberdade, além da rede de afroturismo.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Por que você pode tudo, conheça Amina Mucciolo e seus cabelos arco-íris

Se você está pensando em deixar o seu cabelo...

Beyoncé lança ‘Break My Soul’, primeiro single de ‘Renaissance’

Beyoncé lançou, nesta terça-feira (21), o primeiro single de...

Sítio Arqueológico é encontrado no Bixiga em construção do metrô em SP

A construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo esbarrou...

para lembrar

Filme resgata a história do primeiro palhaço negro da França

'Chocolate', dirigido por Roschdy Zem e interpretado por Omar...

Uma negra na academia

Dia 30 de agosto de 2018, será um dia...

“Eleguá” explica valores e mitos africanos para crianças e adolescentes

Eleguá em Cuba. Exu no Brasil. Um orixá muito...

Porque cultura é lugar de política afirmativa

Apesar do cenário de retrocesso, pela primeira vez na...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...
-+=