Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se à campanha mundial #Equity4EatingDisorders, ou #EquidadeParaTA, para levar informação relacionada a transtornos alimentares (TA) à população, com ênfase em minorias, como LGBTQIA+, negra e gorda no Instagram.

Em uma campanha da ASTRAL (@astralbr – Associação Brasileira de Transtornos Alimentares) com apoio do Instagram, especialistas e criadores discutirão mitos e verdades comumente associados aos transtornos alimentares e diferentes grupos em uma série de vídeos, cards informativos e uma transmissão Ao Vivo.

“Os grupos marginalizados costumam ter dificuldades de acesso tanto à informação quanto ao tratamento de transtornos alimentares. Por isso, este ano, além de falar sobre os tipos de TA e tratamento, a campanha tem como foco trazer informações sobre os transtornos nas minorias” diz o nutricionista Muriel H. Depin (@obarrigapositiva), especialista em transtornos alimentares e membro do Conselho Técnico da ASTRAL. 

Nos episódios da série, ativistas como Ju Romano (@ju_romano) da comunidade Body Positive e a Dra. Sophie Deram (@sophiederam.br), autora do best-seller “O Peso das Dietas”, falam sobre como o TA afeta as pessoas gordas, que têm sua imagem associada a ideia de um corpo não saudável, enquanto André Carvalhal (@carvalhando), autor, apresentador, escritor e palestrante, e o nutricionista Muriel H. Depin tratarão sobre o mito de que os transtornos alimentares são menos comuns na comunidade LGBTQIA+.  

Às 16h30 do dia 2 (quarta-feira), haverá uma transmissão Ao Vivo sobre transtornos alimentares mediada pela jornalista e escritora Daiana Garbin (@garbindaiana), com a participação da Head de Políticas Públicas do Instagram na América Latina, Natália Paiva, da psicóloga e psicanalista Patrícia Gipsztejn Jacobsohn (@patriciagj_psicanalise) e da criadora de conteúdo Luana Carvalho (@lxccarvalho). O bate-papo será disponibilizado logo após, nas contas da organização e da Daiana. 

A ASTRAL também publicará em seu Instagram (@astralbr) cards informativos no formato de carrossel, que podem ser facilmente compartilhados via Stories para que a informações alcancem ainda mais pessoas.  

Queremos que o Instagram seja um ambiente seguro, positivo e inclusivo para a nossa comunidade, especialmente para os jovens que usam a plataforma. Sabemos que muitas pessoas usam o Instagram para buscar ou oferecer apoio e ouvimos de especialistas que a intervenção precoce pode ser benéfica. Assim, desde maio, usuários que buscam termos ou tentam compartilhar publicações relacionadas a transtornos alimentares no Instagram são direcionados a uma página de recursos de ajuda que leva para o site da ASTRAL (www.astralbr.org), no qual é possível pesquisar onde procurar ajuda por região, e também ter acesso a diferentes materiais sobre assunto.  

primeiro Reels com Daiana Garbin e a médica psiquiatra Bruna Boaretto (@drabrunaboaretto) já está no ar no perfil da Astral.

+ sobre o tema

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 e a Igualdade Racial no Mercado de Trabalho

Este ano começou com muitas mudanças no mundo do...

Tráfico de drogas sob as lentes do jornalismo

As histórias do tráfico nem sempre são contadas. Jornalistas...

Menos de 50% das meninas tomaram as 2 doses da vacina contra HPV em 3 anos de imunização

Segundo especialista, "maior dificuldade é convencer adolescente a se...

Terras Indígenas são as mais eficazes para manutenção dos estoques de carbono

Estudo inédito avalia as perdas e ganhos de emissão...

para lembrar

Hipertensão na gravidez aumenta risco após parto

Fonte: Folha de São Paulo Gestantes que desenvolvem a doença devem...

STJ autoriza prisão domiciliar para Rafael Braga

Ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),...

Reunião Estratégica sobre Banda Larga e Marco Regulatório das Comunicações

Textos produzidos como subsídio para a Reunião Estratégica sobre...

Quatro casos de crianças empreendedoras de sucesso

    Alison Gee, Muitos acreditam que crianças não fazem muito além...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=