Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se à campanha mundial #Equity4EatingDisorders, ou #EquidadeParaTA, para levar informação relacionada a transtornos alimentares (TA) à população, com ênfase em minorias, como LGBTQIA+, negra e gorda no Instagram.

Em uma campanha da ASTRAL (@astralbr – Associação Brasileira de Transtornos Alimentares) com apoio do Instagram, especialistas e criadores discutirão mitos e verdades comumente associados aos transtornos alimentares e diferentes grupos em uma série de vídeos, cards informativos e uma transmissão Ao Vivo.

“Os grupos marginalizados costumam ter dificuldades de acesso tanto à informação quanto ao tratamento de transtornos alimentares. Por isso, este ano, além de falar sobre os tipos de TA e tratamento, a campanha tem como foco trazer informações sobre os transtornos nas minorias” diz o nutricionista Muriel H. Depin (@obarrigapositiva), especialista em transtornos alimentares e membro do Conselho Técnico da ASTRAL. 

Nos episódios da série, ativistas como Ju Romano (@ju_romano) da comunidade Body Positive e a Dra. Sophie Deram (@sophiederam.br), autora do best-seller “O Peso das Dietas”, falam sobre como o TA afeta as pessoas gordas, que têm sua imagem associada a ideia de um corpo não saudável, enquanto André Carvalhal (@carvalhando), autor, apresentador, escritor e palestrante, e o nutricionista Muriel H. Depin tratarão sobre o mito de que os transtornos alimentares são menos comuns na comunidade LGBTQIA+.  

Às 16h30 do dia 2 (quarta-feira), haverá uma transmissão Ao Vivo sobre transtornos alimentares mediada pela jornalista e escritora Daiana Garbin (@garbindaiana), com a participação da Head de Políticas Públicas do Instagram na América Latina, Natália Paiva, da psicóloga e psicanalista Patrícia Gipsztejn Jacobsohn (@patriciagj_psicanalise) e da criadora de conteúdo Luana Carvalho (@lxccarvalho). O bate-papo será disponibilizado logo após, nas contas da organização e da Daiana. 

A ASTRAL também publicará em seu Instagram (@astralbr) cards informativos no formato de carrossel, que podem ser facilmente compartilhados via Stories para que a informações alcancem ainda mais pessoas.  

Queremos que o Instagram seja um ambiente seguro, positivo e inclusivo para a nossa comunidade, especialmente para os jovens que usam a plataforma. Sabemos que muitas pessoas usam o Instagram para buscar ou oferecer apoio e ouvimos de especialistas que a intervenção precoce pode ser benéfica. Assim, desde maio, usuários que buscam termos ou tentam compartilhar publicações relacionadas a transtornos alimentares no Instagram são direcionados a uma página de recursos de ajuda que leva para o site da ASTRAL (www.astralbr.org), no qual é possível pesquisar onde procurar ajuda por região, e também ter acesso a diferentes materiais sobre assunto.  

primeiro Reels com Daiana Garbin e a médica psiquiatra Bruna Boaretto (@drabrunaboaretto) já está no ar no perfil da Astral.

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Apuan Design e Cultne.TV lançam filtro de Instagram para cobertura do Baile Black Bom

Criado especialmente para a cobertura do Baile Black Bom,...

Gêmeos dão aula de moda no Instagram

Biah Percinoto Em um mundo tão chato, cheio de camisetas...

Ator que fez o Chris em série ameaça bloquear fãs brasileiros no Instagram

Tyler James Williams, o Chris da série "Todo Mundo...

Outros atores da série Todo mundo odeia o Chris viram alvos de brasileiros

Os fãs brasileiros da série Todo mundo odeia o...
spot_imgspot_img

Apuan Design e Cultne.TV lançam filtro de Instagram para cobertura do Baile Black Bom

Criado especialmente para a cobertura do Baile Black Bom, que acontece nesse sábado (14), a partir das 17h, o filtro de Instagram do Baile...

Ingrid Silva lança filtro “Turban & Beauty” no Instagram

Em busca de mais representatividade e afirmação individual de cada um com suas características, a bailarina e ativista Ingrid Silva lança o filtro “Turban...

Geledés Instituto da Mulher Negra lança último episódio de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’

Chegamos ao nosso último episódio de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’ De acordo com Ministério da Saúde, a cada 10 adolescentes que tiram...
-+=