Campanha polêmica de canetas pedia para mulheres “agirem como damas, mas pensarem como homens”

A filial sul-africana da marca de canetas BIC precisou pedir desculpas publicamente após veicular um anúncio sexista no último domingo (9), segundo reportagem do jornal inglês “The Guardian”.

Para “celebrar” o dia nacional das mulheres, a marca publicou uma peça publicitária com a foto de uma mulher, com roupa formal, e sugeriu que as sul-africanas “agissem como damas, mas pensassem como homens”.

“Pareça uma garota. Aja como uma dama. Pense como um homem. Trabalhe como um chefe”, dizia o slogan propagado pela fabricante.

Pouco após a publicação da imagem no Facebook, a marca recebeu uma enxurrada de críticas. “Por que se espera que eu pareça uma criança? Por que se espera que eu veja o mundo pela ótica masculina? Por que se espera que eu ‘pense como um homem’, mas que não aja como um homem em meus chamados pensamentos masculinos?”, escreveu uma internauta.

A companhia publicou uma nota, ainda no domingo, tentando explicar que a ação visava “empoderar as mulheres”, mas se viu obrigada a emitir um pedido de desculpas.

“Vamos começar dizendo que estamos incrivelmente sentidos de ofender a todos — o que nunca foi nossa intenção, mas entendemos onde erramos. Este post nunca deveria ter sido publicado”, escreveu a BIC.

+ sobre o tema

Ouviu falar destas Marias?

Texto de Silvana Barbara. Nesta semana da Páscoa é muito...

Feminismo à Inglesa?

Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, escreveu o livro...

Mujeres y la política en clave regional

Un total de 250 personas participó del coloquio “Las mujeres...

Em nome do pai, em nome do filho

Projetos que discutem o aborto em tramitação no Legislativo...

para lembrar

Reforma do Código Penal propõe descriminalização parcial do aborto

O projeto inclui os casos de anencefalia do feto...

Ambev é condenada em R$ 50 mil por usar ‘vale garota de programa’

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a condenação...

Caciques políticos discriminam mulheres nas eleições

De acordo com levantamento realizado pelo demógrafo José Eustáquio...
spot_imgspot_img

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...

Nova edição do Edital Igualdade de Gênero seleciona propostas que contribuam para o enfrentamento do sexismo e do racismo nas escolas

A Ação Educativa, em aliança com mais de 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade, lança nesta terça-feira...
-+=