Campanha polêmica de canetas pedia para mulheres “agirem como damas, mas pensarem como homens”

A filial sul-africana da marca de canetas BIC precisou pedir desculpas publicamente após veicular um anúncio sexista no último domingo (9), segundo reportagem do jornal inglês “The Guardian”.

Para “celebrar” o dia nacional das mulheres, a marca publicou uma peça publicitária com a foto de uma mulher, com roupa formal, e sugeriu que as sul-africanas “agissem como damas, mas pensassem como homens”.

“Pareça uma garota. Aja como uma dama. Pense como um homem. Trabalhe como um chefe”, dizia o slogan propagado pela fabricante.

Pouco após a publicação da imagem no Facebook, a marca recebeu uma enxurrada de críticas. “Por que se espera que eu pareça uma criança? Por que se espera que eu veja o mundo pela ótica masculina? Por que se espera que eu ‘pense como um homem’, mas que não aja como um homem em meus chamados pensamentos masculinos?”, escreveu uma internauta.

A companhia publicou uma nota, ainda no domingo, tentando explicar que a ação visava “empoderar as mulheres”, mas se viu obrigada a emitir um pedido de desculpas.

“Vamos começar dizendo que estamos incrivelmente sentidos de ofender a todos — o que nunca foi nossa intenção, mas entendemos onde erramos. Este post nunca deveria ter sido publicado”, escreveu a BIC.

+ sobre o tema

Pelo direto a desaguar: uma carta para as meninas-mulheres negras

Queridas irmãs, Como vocês, aprendi, ainda menina, que a fragilidade...

Paola Carosella comemora sucesso de curso para travestis e trans

Durante três semana, Paola Carrosella, a chef de cozinha ítalo-argentina...

Há elo direto entre luta dos negros e dos LGBTs, diz Angela Davis

Últimas décadas ensinam que ações coletivas podem produzir transformação...

para lembrar

Eu não soube desde sempre que era gay

Você só é gay se, lá no fundo, sempre...

A vitória é de todas as nossas ancestrais – Aprovada a PEC das Domésticas

Senado aprova PEC das Domésticas e amplia direitos das...

Rogéria morre aos 74 anos: O adeus da atriz que se intitulava ‘travesti da família brasileira’

Rogéria morre aos 74 anos. Artista estava internada em...

Raizes Fortes: Cabelo Crespo na Infância – 1º episódio

O primeiro episódio da série web-documentária Raiz Forte aborda...
spot_imgspot_img

Brasil avançou, mas ainda há desigualdade entre homens e mulheres

As mulheres são a maioria da população brasileira, mas ainda enfrentam uma série de desigualdades e violências em diversos âmbitos. O relatório Revisão de Políticas...

A representatividade de mulheres negras na área de tecnologia e inovação

As mulheres negras estão entre os piores índices no que diz respeito a tecnologia e inovação no Brasil, atualmente. A PretaLab — plataforma de...

A Deusa do Ébano é o título mais relevante do Carnaval de Salvador

A 44ª Noite da Beleza Negra, realizada no sábado (15), na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador, foi marcada pela...
-+=