Campanha quer efetivar políticas públicas de combate ao racismo

‘Rio Branco sem Racismo’ foi iniciada em maio deste ano.
Ação foi aderida por mais de 60 entidades e conselhos locais.

Por: Duaine Rodrigues

Lançada em 13 de maio deste ano, a campanha ‘Rio Branco sem Racismo’ é uma iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Sedhpa).

A ação trabalha com diretrizes como saúde da população negra, geração de emprego e renda, mulheres, arte, educação e cultura negra e a de combate ao racismo, e contou com a adesão de mais de 60 entidades, além de todos os conselhos municipais e estaduais, de acordo com a coordenadora da iniciativa, a socióloga Jaycelene Maria da Silva.

Segundo ela, durante o lançamento, 61 termos de adesão foram assinados pela instituições. Jaycelene destaca que o cronograma do trabalho deve perdurar durante os quatro anos da gestão do prefeito Marcus Alexandre.

“A Prefeitura de Rio Branco aderiu efetivamente à política de promoção de igualdade racial em 2011. Estamos dentro das escolas discutindo questões de preconceito e discriminação. Temos diversas ações dentro de uma diretriz maior. A campanha Rio Branco sem Racismo foi uma ideia que tivemos baseada na campanha ‘Igualdade Racial é para Valer’, que é uma ação nacional”, explica.

A Seadpir foi criada em janeiro deste ano, assim que Marcus Alexandre assumiu . Segundo Jaycelene, a batalha diária na Secretaria é para que sejam cumpridas leis como por exemplo, o estatuto da igualdade e a inclusão da história da África no ensino médio e fundamental no país.

“As pessoas não querem tratar disso aqui, os gestores não querem falar de criança. É muito mais fácil abaixar a idade dos adolescentes e botar na cadeia. É a forma mais rápida de resolver isso. O estado deveria ser punido por não cumprir, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O estado tem que dar condições para o adolescente se ressocializar. Tudo isso acontece nesse país porque nossos parlamentares são muito ruins, semianalfabetos. Falta apoio parlamentar, as emendas são muito poucas”, comenta.

A coordenadora ressalta que a iniciativa tem como principal desafio efetivar políticas públicas que sejam diretamente ligadas ao tema e trabalhar para minimizar a desigualdade existente na sociedade.

“Costumo dizer que a campanha é que está levando a gente para fora. Agora, desde o dia 13 de maio, dia da libertação dos escravos, nós estamos nessa luta. As pessoas não querem ver isso, mas nós, com o nosso trabalho, quebramos esse paradigma. Com a campanha, assumimos o desafio de efetivar essas políticas públicas e trabalharmos a desigualdade. Nos primeiros 30 dias da campanha a colocamos na rua e apresentamos junto com a Secretaria e as ações promovidas por ela”, finaliza Jaycelene da Silva.

 

Racismo Brasil 

Fonte: G1 

+ sobre o tema

Deputados pedem que Alckmin se abra a debate democrático sobre cotas

Audiência na Assembleia Legislativa tem críticas por projeto...

“Se você acha o sistema justo, vai odiar as cotas”, diz Patricia Collins

A estudiosa analisa em entrevista ao Correio a vulnerabilidade...

Esporte na infância é direito, liberdade e diversão

Meninas podem ser o que quiserem. Para algumas pessoas...

para lembrar

Acadêmicas Indignas!!!

Faz algum tempo que sentimos uma inquietação de compartilhar...

História Roubada

Quero de volta minha história, roubada ela foi de...

Juventude negra no Brasil: tragédia anunciada

Metade das vítimas de homicídios no Brasil tem entre...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=