Curitiba: Capital recebe 30 embaixadores

Depois de muitos contatos o Cônsul Geral do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, através do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, traz para Curitiba hoje uma comitiva de trinta embaixadores africanos. Eles serão recepcionados à tarde no Portal Africano, localizado na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho. A comitiva também participará de várias atividades no plenário da Fecomércio, até o dia 30.

O principal motivo da visita é promover a integração comercial, cultural, industrial, científica e tecnológica entre Continente Africano e Paraná. “Este é um estado com excelente possibilidade de exportar serviços e produtos para a África”, destaca o cônsul. O início da visita se dará no maior Portal Africano do Mundo, que está localizado no bairro Pinheirinho da capital paranaense.

Durante a visita ao portal, os embaixadores receberão uma homenagem com uma placa que será anexada nos tótens que representam o seu país. Ao todo são 53 tótens, um para cada país africano, que inicia com a África do Sul e vai até o Zimbabwe, mas só existem 30 embaixadores no Brasil. Nesse momento os empresários paranaenses terão a oportunidade de apresentar seus produtos e discutir com as autoridades africanas para exportar e transferir tecnologia.

Portal — No dia 22 de maio de 2010, foi inaugurado em Curitiba o Memorial Africano, maior portal do mundo. A intenção do monumento é promover o encontro da diáspora africana, que é o nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis. “A população afrodescendente ajudou a construir o Brasil e hoje se encontram fora desse contexto. Agora com essa visita o Paraná vai tentar resgatar e inserir o negro em seus negócios”, explica Ozeil Moura dos Santos.

A Praça — A praça, onde está o Portal, foi totalmente revitalizada. Nela há diversos atrativos gratuitos para o público, entre eles, cancha de grama sintética, várias outras de futebol de areia, academia ao ar livre, churrasqueiras, cancha de futebol de salão e basquete, mesas de jogos de xadrez, dama, tênis de mesa, e um auditório com capacidade para cerca de mil pessoas. Além disso, conta com espaço destinado para feitas de produtos artesanais africanos.

Comércio — O comécio entre o Brasil e países africanos, no período entre janeiro de 2011 a maio de 2011 o Paraná exportou US$ 386.005.550 aos países africanos. E neste mesmo período, o Paraná importou dos países africanos U$ 1.121.655.330.

 

Fonte: Bem Paraná

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...