Curitiba: Capital recebe 30 embaixadores

Depois de muitos contatos o Cônsul Geral do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, através do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, traz para Curitiba hoje uma comitiva de trinta embaixadores africanos. Eles serão recepcionados à tarde no Portal Africano, localizado na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho. A comitiva também participará de várias atividades no plenário da Fecomércio, até o dia 30.

O principal motivo da visita é promover a integração comercial, cultural, industrial, científica e tecnológica entre Continente Africano e Paraná. “Este é um estado com excelente possibilidade de exportar serviços e produtos para a África”, destaca o cônsul. O início da visita se dará no maior Portal Africano do Mundo, que está localizado no bairro Pinheirinho da capital paranaense.

Durante a visita ao portal, os embaixadores receberão uma homenagem com uma placa que será anexada nos tótens que representam o seu país. Ao todo são 53 tótens, um para cada país africano, que inicia com a África do Sul e vai até o Zimbabwe, mas só existem 30 embaixadores no Brasil. Nesse momento os empresários paranaenses terão a oportunidade de apresentar seus produtos e discutir com as autoridades africanas para exportar e transferir tecnologia.

Portal — No dia 22 de maio de 2010, foi inaugurado em Curitiba o Memorial Africano, maior portal do mundo. A intenção do monumento é promover o encontro da diáspora africana, que é o nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis. “A população afrodescendente ajudou a construir o Brasil e hoje se encontram fora desse contexto. Agora com essa visita o Paraná vai tentar resgatar e inserir o negro em seus negócios”, explica Ozeil Moura dos Santos.

A Praça — A praça, onde está o Portal, foi totalmente revitalizada. Nela há diversos atrativos gratuitos para o público, entre eles, cancha de grama sintética, várias outras de futebol de areia, academia ao ar livre, churrasqueiras, cancha de futebol de salão e basquete, mesas de jogos de xadrez, dama, tênis de mesa, e um auditório com capacidade para cerca de mil pessoas. Além disso, conta com espaço destinado para feitas de produtos artesanais africanos.

Comércio — O comécio entre o Brasil e países africanos, no período entre janeiro de 2011 a maio de 2011 o Paraná exportou US$ 386.005.550 aos países africanos. E neste mesmo período, o Paraná importou dos países africanos U$ 1.121.655.330.

 

Fonte: Bem Paraná

+ sobre o tema

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Mercadante telefona para Alckmin e reconhece derrota em SP

Por: Dennis Barbosa Candidato do PT agradeceu votos recebidos...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=