Casa Branca defende senador acusado de racismo contra Obama

A Casa Branca saiu em defesa do presidente do Senado americano, o democrata Harry Reid, envolvido em uma polêmica por comentários a respeito da origem racial do presidente Barack Obama.

Segundo o livro Game Change, que começa a ser vendido nesta terça-feira, o líder dos democratas disse durante a última campanha presidencial que o país estava pronto para eleger um candidato negro, “especialmente um como Obama, um afro-americano de pele clara que não usa dialeto negro, a menos que queira”.

No último sábado, Reid entrou em contato com o presidente para pedir desculpas pelos comentários. No mesmo dia Obama disse que tinha aceitado e afirmou que “o capítulo estava encerrado”. “Aceitei a desculpa de Harry, sem dúvida nenhuma, pois lhe conheci durante anos, vi a liderança apaixonada que demonstrou em assuntos de justiça social e sei o que sente em seu coração”, disse Obama.

No entanto, políticos republicanos exigiram a renúncia de Reid e lembraram que em 2002 o então presidente dos republicanos, Trent Lott, teve que apresentar sua demissão após manifestar admiração pelo político racista Strom Thurmond.

Em conversa com jornalistas, o porta-voz da Casa Branca, Roberts Gibbs, negou que existisse alguma semelhança entre os casos. “Não entendo como alguém pode fazer uma analogia deste tipo. Sugiro que leiam história durante uns 20 segundos”, afirmou.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=