Casa de Marias lança campanha para atuação em saúde mental

A meta da campanha é dar assistência a 960 mulheres gratuitamente durante o ano de 2024 O post Casa de Marias lança campanha para atuação em saúde mental apareceu primeiro em AlmaPreta.

A segunda edição da campanha “Saúde Mental Para Mulheres Negras”, realizada pela Casa de Marias, clínica de atendimento psicoterapêutico e social da Zona Leste de São Paulo para mulheres negras, indígenas, imigrantes e em situação de vulnerabilidade, está aberta para doações.

A clínica é gerenciada por uma equipe de 40 mulheres que oferecem cuidados psicológicos, terapêuticos, assistência social e jurídica e tem o objetivo de tratar da saúde mental de pessoas que estão na base da pirâmide social e sem custos para 2024, além de executar dezenas de projetos formativos, artísticos e culturais todos os anos.

A primeira meta é de atendimento a 480 mulheres, para isso é necessário chegar ao valor de R$ 36 mil. A segunda é de R$ 72 mil para assistência mental e enfrentamentos de estresse, ansiedade, depressão, traumas psicológicos associados de 960 mulheres no próximo ano.

Coordenada pela psicanalista pesquisadora em saúde mental da população negra, Ana Carolina Barros, a clínica tem o papel de conscientizar sobre a saúde mental como um direito humano.

“Estamos trabalhando muito, em muitas mãos envolvidas, para trazer horizontes de esperança em tempos tão difíceis. Está vindo aí a maior ação que a Casa de Marias já promoveu desde a sua fundação. Vai ser muito potente, emocionante e pelos melhores motivos: continuar crescendo para continuar cuidando”, afirma.

A campanha ainda tem como madrinhas Sueli Carneiro e Erika Hilton, que estiveram no lançamento da campanha durante a Marcha da Consciência Negra.

O canal oficial para doação é o site da benfeitoria e também pelo PIX: 44.459.182/0001-39.

O post Casa de Marias lança campanha para atuação em saúde mental  apareceu primeiro em AlmaPreta.

+ sobre o tema

13ª Conferência Nacional de Saúde

O sucesso da 13ª Conferência Nacional de Saúde marca...

Mulher negra ainda encontra dificuldades no acesso à saúde

Por Fernando Pivetti - [email protected] Na Faculdade de Direito (FD) da USP,...

para lembrar

Lucas Penteado do BBB, a vítima que disse NÃO às inúmeras violências

Hoje, o assunto mais comentado nos lares e nas...

A psicologia não tem se preocupado suficientemente com o racismo

 Há preponderância do eurocentrismo na Psicologia, isso expõe a...

Reflexões Sobre Racismo e Saúde Mental

Curso: Reflexões Sobre Racismo e Saúde Mental Da Unifesp EMENTA: Este curso...
spot_imgspot_img

Sobrecarga pode fazer com que mães solo enfrentem transtornos de saúde mental

"Eu sentia muita taquicardia e tinha medo de tudo. Me vinham aquelas crises e eu não conseguia entender o que era. Naquela época, saúde...

Depressão em idosos: por que doença ainda é difícil de ser diagnosticada

"Perdi o amor da minha vida, com quem estava há 45 anos." A aposentada paranaense Maria Helena Barroso, de 64 anos, relembra assim a morte...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...
-+=