Casal registra ataque homofóbico em SP e vídeo viraliza: ‘Não sou obrigada a gostar de sapatão’

Caso ocorreu em Santos, no litoral paulista, e causou muita revolta ao ser divulgado nas redes sociais.

 

Do G1

Duas estudantes, ambas de 21 anos, flagraram em vídeo parte de um ataque homofóbico que elas dizem ter sofrido em Santos, no litoral de São Paulo. As imagens, que repercutiram na internet, mostram uma mulher dizendo não ser “obrigada a gostar de sapatão” acompanhada por um homem que, segundo testemunhas, também agrediu verbalmente o casal.

O incidente ocorreu na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Gonzaga, entre lojas de departamento e um shopping. “A minha namorada foi parar o carro e esse casal, em outro veículo, na frente, começou a buzinar. Cabiam os dois carros nas vagas e não entendemos o motivo daquilo tudo”, relata uma das jovens.

Após ambos casais estacionarem os veículos, as estudantes relatam que o condutor, que antes buzinava, foi intimidá-las. “Ele chegou para a minha namorada e disse: ‘Você é bem folgada’. Daí, eu saí do carro perguntando o que estava acontecendo. Foi quando eu ouvi: ‘Chegou a namorada para te defender'”, afirma.

Com todos fora dos carros, a discussão começou. Os dois casais trocaram provocações, até que as meninas ouviram a mulher dizendo que “não era obrigada a aguentar essa raça”, e pediu para o marido “deixar essa sapatão”, para evitar alguma confusão maior. “Ele dizia para a gente: ‘Eu sou homofóbico'”, conta.

Diante da situação, a estudante começou a gravar o conflito pelo celular. “Eu queria que eles dissessem o que já tinham falado. Por isso, fui atrás e pedi para que eles repetissem. E aconteceu”, conta. “Não sou obrigada a gostar de sapatão”, fala a mulher no vídeo. “Voto no Bolsonaro”, finaliza o marido dela.

Cada casal seguiu caminho contrário em seguida. Após o ocorrido, na noite de terça-feira (22), a jovem postou um desabafo em uma rede social, que viralizou rapidamente. A intenção, segundo ela, que não esperava tanta repercussão, era poder “mostrar para os conhecidos que isso [homofobia] realmente acontece” nas ruas.

“[Depois que tudo passou], eu sinto bastante revolta. O que é mais triste é que eu não me sinto surpresa. A gente sofre com isso [homofobia] sempre, mas foi a primeira vez com um casal mais velho, de senhores. Todas as vezes a gente deixa passar batido, mas agora foi diferente”, define a estudante.

As duas estão namorando há pouco mais de um ano. “Eu fico triste e decepcionada. A gente está na rua, ou algum lugar, já ouve esse tipo de coisa. A gente passa por essas coisas direto, infelizmente. Às vezes, a gente até vai preparada, sabendo que vai acontecer. Dessa vez, supreendeu”, complementou a namorada.

As jovens, que pediram para ter as identidades preservadas, ainda discutem se vão registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o episódio. Elas estão sendo assistidas por uma advogada sobre como proceder. O casal que aparece nas imagens gravadas não foi localizado pelo G1 até o fechamento desta reportagem.

+ sobre o tema

Drag queen é agredida com golpes de foice em São Gonçalo

Jovem de 19 anos estava em uma lanchonete no...

Renda de casais homoafetivos é 65% maior do que a de heterosexuais, diz IBGE

O levantamento, de acordo com economista, potencializa o chamado...

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

para lembrar

Violência e homofobia de seguranças do Carrefour

Ao ir no Hipermercado Carrefour João Dias, por volta...

Moleque escravo açoitado até a morte pelo crime de sodomia (1678)

Inquisição de Lisboa, proc. 14649 Por Luiz Mott. O segundo  registro...

OAB pede cassação da candidatura de Fidelix por declarações homofóbicas

Por: James Cimino A Comissão Especial da Diversidade Sexual do...

Travesti eleita presidente de câmara não descarta disputar prefeitura

Eleito vereador na cidade de Pilar nas Eleições 2012,...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...
-+=