Caso de câncer de mama em menina de 10 anos surpreende médicos

Fonte: G1 – Saúde –

Aleisha Hunter, hoje com 4 anos de idade.
(Foto: Worldwide Features / Barcroft Media /
Getty Images)

Uma menina de 10 anos de idade foi diagnosticada com câncer de mama na Califórnia, nos Estados Unidos, um caso considerado extremamente raro. A mãe de Hannah Powell-Auslam encontrou um caroço embaixo do braço da filha no mês passado, quando a ajudava a se vestir. Preocupada, Carrie levou a filha ao médico, que a diagnosticou com carcinoma secretório invasivo.

No início deste mês a menina passou por uma mastectomia, cirurgia para retirada da mama. O câncer, no entanto, se espalhou para um nódulo e Hannah terá que passar por outra cirurgia, ou por tratamento de radioterapia.

 

Campanha

A história da menina chamou a atenção da mídia e do público americanos.
Os pais dela – Carrie e Jeremy – criaram um site, www.ourlittlesweetpea.com, em que descrevem diariamente a batalha contra o câncer e promovem campanhas para arrecadar fundos para o tratamento da menina. O site também é visto como uma forma de ajudar a família a passar pelo trauma.

Durante a recuperação da cirurgia, Aleisha contou com a companhia de seu ursinho de pelúcia chamado Ash. Na foto, o ‘parceiro’ está com uma máscara. (Foto: Worldwide Features / Barcroft Media / Getty Images)

A mãe de Hannah, Carrie, falou à imprensa americana sobre sua surpresa ao receber o diagnóstico: “Deveria ser a última coisa na sua cabeça. Meninas de 10 anos não sofrem de câncer de mama”. Com a incidência do câncer, Hannah também decidiu se tornar um exemplo para que outras crianças de sua idade conversem com seus pais sobre qualquer mudança que percebam no corpo.

A família também elogia a atitude positiva que a menina vem mantendo diante da doença. Mas segundo sua mãe, tudo o que ela quer agora é voltar à escola e ser uma “criança normal”.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, segundo a Organização Mundial de Saúde, e a cada ano são diagnosticados mais de 1,2 milhão de casos em todo o mundo. Especialistas, no entanto, disseram à imprensa americana que a doença é extremamente rara entre as crianças e alertaram que o excesso de atenção dado ao caso pode provocar medo desnecessário entre os pais.

Matéria original: Caso de câncer de mama em menina de 10 anos surpreende médicos

 

+ sobre o tema

Luta contra ebola está longe de ser vencida, diz representante da ONU

RFI O chefe da Missão das Nações Unidas pela luta...

Jovem é outro papo: sobre a campanha de prevenção à AIDS no Tinder

O Ministério da Saúde está realizando a campanha #PartiuTeste,...

Intersecção do racismo e do sexismo, mulheres negras e saúde

Interseccionalidade conceito teórico construído pelas feministas negras, e que...

Das vaias à ovação: médicos cubanos ganham preferência no Brasil

Uma recente pesquisa revelou que 87% das pessoas que...

para lembrar

ANS e 40 maternidades iniciam projeto pelo parto normal

Desafio é conscientizar gestantes, médicos e mudar o sistema...

Novos dados, antigos entraves: Aborto

Nos últimos 30 anos, o aborto tem sido objeto...

Começa nesta segunda teste que detecta dengue em 20 minutos em SP

Dispositivos do teste são parecidos com os que detectam...
spot_imgspot_img

Os alisadores de cabelo que levaram consumidores a processar empresas nos EUA

O relaxamento capilar existe há mais de 100 anos. Em questão de minutos, produtos químicos são capazes de alisar cabelos crespos ou cacheados. Mas agora...

Autorizados em 2021, remédios para câncer de mama avançado ainda não têm previsão para chegar ao SUS

O Ministério da Saúde ainda não sabe dizer quando irá ofertar no Sistema Único de Saúde (SUS) novos medicamentos para o tratamento do câncer...

Processo Seletivo para curso de formação de adolescentes e jovens promotores de saúde -RAP da Saúde

A OSS Viva Rio em conjunto com a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) torna público o processo seletivosimplificado...
-+=