Centenas de vítimas de tráfico sexual são resgatadas no Peru

Mulheres trabalhavam como prostitutas para mineiros na Amazônia peruana

Quase 300 mulheres foram resgatadas de situação de exploração sexual na Amazônia peruana, informou a polícia do país na última segunda-feira (2).

As mulheres, de acordo com as autoridades, trabalhavam como prostitutas para mineiros na Província de Madre de Dios, no sudoeste do Peru, região fronteiriça com o Acre e com a Bolívia.

Ao menos sete menores de idade estavam no grupo resgatado, a mais jovem delas com apenas 13 anos de idade.

Promotores afirmam que as mulheres são atraídas à região por ofertas de trabalho no comércio e em serviços domésticos, mas acabam sendo forçadas a trabalhar como prostitutas em bares locais.

“Quase sempre as adolescentes são atraídas [das cidades] de Cusco ou Puno com enganações, mas acabam sendo colocadas em bares para ‘acompanhar’ [mineiros] ou se prostituir”, disse ao jornal local El Comercio Hilda Calderón, psicóloga de uma associação que oferece abrigo a jovens resgatadas.

Prisões

Quatro pessoas foram presas na cidade de Puerto Maldonado (a maior cidade de Madre de Dios), sob suspeita de tráfico de pessoas.

A operação contou com mais de 400 policiais, em uma das regiões mais pobres do país, conhecida por ter atraído um fluxo intenso de mineiros informais em busca de ouro.

Um representante do governo peruano anunciou, de acordo com o El Comercio, a instalação de um posto policial na cidade de Mazuko, para conter não apenas o tráfico de mulheres, mas de madeira ilegal, de drogas e de combustível, além da própria mineração informal.

No mês passado, a ONG britânica Save the Children afirmou, em relatório, haver mais de 1.100 menores de idade sendo usadas como escravas sexuais em campos mineiros ilegais em Madre de Dios.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Menina de 13 anos é abusada sexualmente em voo da American Airlines/

Autoridades americanas prenderam um homem de 26 anos suspeito...

Jornalista agride mulher e diz que ela mereceu: ‘Barraqueira’

Assessor de comunicação deu um soco no olho de...

para lembrar

Calcinha ‘antiestupro’ causa polêmica nos Estados Unidos

O projeto de um novo produto desenvolvido com a...

“Não quer ser estuprada? Não ande de Rolex na favela”

Um dos muitos artigos reaças escritos sobre a pesquisa...
spot_imgspot_img

Misoginia em nível máximo

O ódio às mulheres no Brasil alcançou nível tão intenso quanto despudorado. A violência de gênero circula escancarada, sem vergonha ou sutileza. O Fórum...

Lei Maria da Penha: as alterações da Lei 14.550/23 com perspectiva de gênero

A Lei nº 14.550, que entrou em vigor em 20/4/2023, promoveu importantes alterações na Lei nº 11.340/06, com o nítido objetivo de reforçar o...

Doméstica vítima de escravidão toma posse como deputada estadual em SP

Ediane Maria (PSOL) não é apenas a primeira empregada doméstica a tomar posse como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, mas também...
-+=