O centro Cultural Negro Municipal de São Carlos promove hoje a palestra “Os avanços e as perspectivas da Igualdade racial nos tempos atuais”. O evento é parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, e acontece às 19h, no Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio. A entrada é gratuita.
A palestra ficará à cargo de Edna Maria Santos Roland, uma das grandes expressões do Movimento Negro no Brasil. Natural da cidade de Codó, no Maranhão, ela foi uma das fundadoras do Fala Preta, e do Geledés (Instituto da Mulher Negra).
A palestrante também foi pesquisadora visitante do Centro de Estudo de População e Desenvolvimento da Universidade de Harvard; relatora da 3ª Conferência Mundial contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância, em Durban, no ano de 2001. Foi também coordenadora de combate ao racismo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a região da América Latina e Caribe, entre os anos 2003 e 2005.
CELEBRAÇÃO
O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Data instituída pelo movimento negro do Brasil e já incorporada ao calendário oficial de algumas cidades, e faz referência ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência negra.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro.
Fonte: Jornal Primeira Pagina