Centro Cultural Negro promove palestra comemorativa

O centro Cultural Negro Municipal de São Carlos promove hoje a palestra “Os avanços e as perspectivas da Igualdade racial nos tempos atuais”. O evento é parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, e acontece às 19h, no Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio. A entrada é gratuita.

A palestra ficará à cargo de Edna Maria Santos Roland, uma das grandes expressões do Movimento Negro no Brasil. Natural da cidade de Codó, no Maranhão, ela foi uma das fundadoras do Fala Preta, e do Geledés (Instituto da Mulher Negra).

A palestrante também foi pesquisadora visitante do Centro de Estudo de População e Desenvolvimento da Universidade de Harvard; relatora da 3ª Conferência Mundial contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância, em Durban, no ano de 2001. Foi também coordenadora de combate ao racismo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a região da América Latina e Caribe, entre os anos 2003 e 2005.

 

CELEBRAÇÃO

O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Data instituída pelo movimento negro do Brasil e já incorporada ao calendário oficial de algumas cidades, e faz referência ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência negra.

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro.

 

Fonte: Jornal Primeira Pagina

+ sobre o tema

para lembrar

Sesc Vila Mariana propõe resgate da herança africana

O projeto Sankofa - Memórias de Mão Dupla enfoca...

Show da Consciência Negra no Vale do Anhangabaú

INFORMAÇÕES DO EVENTO Data: 20 de novembro de 2014 Horário: 11h Preço: Entrada gratuita Onde: Vale do...

Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas Do Webrun No dia da Consciência...

PELOTAS: Semana Oficial da Consciência Negra

Fonte: Amigos de Pelotas -   Com um...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=