O estudo e a análise da legislação nacional e internacional, no que diz respeito à discriminação racial, surgiu da demanda de criar instrumentos teóricos capazes de sensibilizar a sociedade brasileira sobre as contradições vividas pela população negra.

Dentre os estudos realizados por este módulos destacamos a pesquisa A criminalidade negra no banco dos réus, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Este estudo procurou demonstrar a existência de tratamento diferenciado a negros e brancos pela Justiça, através da análise de penas atribuídas em processos de crimes semelhantes praticados por ambos.

A conclusão é de que “no cômputo geral, infratores negros são quantitativamente menos punidos do que cidadãos brancos, mas a punição de um réu negro é qualitativamente superior a de um réu branco”.

O Centro de Estudos Jurídicos viabilizou também a publicação do Quadro Comparativo da Legislação Penal sobre Discriminação Racial, de Sexo, Estado Civil e Religião no Brasil para atualizar os agentes sociais sobre a legislação disponível no encaminhamento jurídico de casos de discriminação e preconceito; Há um buraco negro entre a vida e a morte, é uma publicação conjunto de Geledés e Soweto Organização Negra, numa reflexão sobre a questão racial no âmbito da questão ambiental e do desenvolvimento sustentável, que subsidiou nossa participação na ECO’92.

Este Núcleo desenvolve ainda propostas em vários níveis da sociedade brasileira de adoção de ações afirmativas e políticas de cotas para os segmentos discriminados, especialmente para o acesso ao ensino superior e a capacitação e treinamento para o mercado de trabalho.

Geledés Instituto da Mulher Negra

Share
Published by
Geledés Instituto da Mulher Negra

Recent Posts

Programa Raízes abre inscrições para qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de qualificação profissional em assistente de serviços…

3 horas ago

O que emergirá do tribalismo do ressentimento?

O ressentimento tem encontrado terras férteis em ambientes marcados por mobilidade social limitada, disputas por…

1 dia ago

Enem 2025: prazo para pagamento da inscrição é ampliado até 27 de junho

Quem ainda não pagou a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

1 dia ago

‘O samba está de luto’: as homenagens de artistas e políticos a Bira Presidente

A morte de Bira Presidente, na noite deste sábado (14), aos 88 anos, causou comoção no…

2 dias ago

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático entra…

2 dias ago

Organização do acervo de Abdias Nascimento está disponível ao público

O cotidiano da preservação do acervo do poeta, dramaturgo, artista plástico e ativista pan-africano Abdias Nascimento poderá…

2 dias ago