Cerca de 50 mil alunos fazem prova de avaliação internacional do Pisa nesta semana

– Fonte: G1 – Vestibular e Educação –

Cerca de 50 mil estudantes brasileiros, de 990 escolas públicas e privadas, fazem, a partir desta segunda-feira (25), a prova da edição 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O exame será aplicado até sexta-feira (29). Os estudantes são tanto da área urbana quanto rural de 587 municípios, em todos os estados, além do Distrito Federal. Neste ano, o exame será aplicado em 65 países.

GETTY IMAGES

Confira o projeto de aplicação da prova

O Pisa é um exame amostral, realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo é fornecer aos países participantes indicadores que possam ser comparados internacionalmente para subsidiar políticas de melhoria da educação.

Perfil dos participantes

Participam do programa alunos de 15 anos de idade, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do Pisa desde sua primeira aplicação, em 2000. Este ano será a quarta participação do Brasil. Também participam mais cinco países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação, é o órgão responsável pela coordenação do Pisa no Brasil e investirá, neste ano, R$ 1,9 milhão na aplicação do exame. Neste ano, no Brasil, estarão envolvidos com a prova cerca 800 aplicadores.

Em 2009, o Pisa terá ênfase em leitura e irá avaliar também as áreas de ciências e matemática. A cada edição é dada ênfase a uma área distinta até que um novo ciclo do programa se complete.

Os resultados finais da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010. A partir de junho deste ano, será feita pelo Inep a codificação (correção) da prova. No Brasil, serão divulgados também os resultados para cada unidade da federação.

Até o final deste ano, a OCDE irá divulgar as questões da prova. Os exames anteriores estão no site do Inep .

Países participantes do Pisa 2009:

Nesta edição, a prova será aplicada em 65 países. São eles: Albânia, Austrália, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos, França, China, Indonésia, Itália, Cazaquistão, Liechtenstein, Letônia, República da Moldávia, Nova Zelândia, Peru, Catar, República da Sérvia, Eslováquia, Suécia, Tailândia, Turquia, Reino Unido, Azerbaijão, Bulgária, Colômbia, Dinamarca, Estônia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Japão, Coréia, Lituânia, República de Montenegro, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia, Suíça, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Croácia, República Dominicana, Finlândia, Grécia, Islândia, Israel, Jordânia, Quirguistão, Luxemburgo, México, Holanda, Panamá, Portugal, Rússia, Singapura, Espanha, Taiwan, Tunísia e Uruguai.

Matéria original: Cerca de 50 mil alunos fazem prova de avaliação internacional nesta semana

+ sobre o tema

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

para lembrar

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Mãe de aluna agride professora em escola de SC

Mulher se revoltou por filha ter sido liberada antes...

Greve dos Professores

"Não sou professor do Estado, nunca estudei em escola...

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=