Chef Aline Chermoula lança livro infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Livro Cozinheirinhos da diáspora: saberes e sabores de nossa culinária ancestral e afetiva,  é um livro  ilustrado, interativo e traz receitas de pratos inspirados na cultura culinária afro-ameríndia.

 Um material para famílias reforçarem laços de afetividade  a partir de práticas alimentares, promovendo conhecimento sobre culinária afrodiaspórica, utilizando ingredientes ancestrais como abóbora, coco, inhame, batata doce, quiabo em receitas práticas e fáceis. A obra também ressalta instruções de boas práticas em cozinha, destacando os cuidados necessários para cozinhar prevenindo acidentes.

Mãe de duas crianças, Malu e Pedro, Aline sabe como pode ser desafiador introduzir alimentos na faixa de idade, entre os 2 e 12 anos. O paladar se forma em um ambiente competitivo, onde estímulos externos como propagandas de alimentos industrializados são bem comuns. Por isso, ela acredita que contar um pouco da história de cada ingrediente pode deixá-lo mais atrativo para esse público.

Aline é pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas, e no livro trabalha ingredientes diversos da diáspora africana em receitas práticas e modernas, como saladas, requeijão, bolos, sucos, panquecas…

“Quero que as  famílias levem as crianças mais vezes para a cozinha e pratiquem receitas que exaltam também a contribuição dos africanos na culinária do Brasil. Os pratos dos quais eu cito no livro, são nutritivos, saborosos e  carregados de um legado cultural que precisam ser conhecido desde cedo”, explica a Chef.

O lançamento será pelo Sesc SP, dia 13/10/2021 às 10h. Com Aula show experimental para crianças e familiares praticarem receitas do livro.

O livro Cozinheirinhos da Diáspora, estará disponível para compra na plataforma Amazon e pode ser adquirido pelo valor 24,99.

Sobre a Chef Aline Chermoula

Chermoula é um sobrenome adotado por Aline pela estima a um tempero versátil utilizado no norte da África (sua região ancestral africana) que utiliza ervas frescas como coentro, hortelã, temperos e especiarias em sua composição.

Aline trabalha na área há mais de 17 anos, é professora de gastronomia e já comandou cozinhas de espaços renomados como: Fábrica de Bares do Grupo Bar Brahma, Motel

Studio A, Bourbon Street Music, Buffet Charlô, além de participar de grandes eventos como Copa das Confederações, Fórmula 1 e Copa do Mundo FIFA 2014.

Aline é também idealizadora do projeto Xepa no Prato e proprietária da Chermoula Cultura Culinária desde 2006, onde organiza cafés da manhã, coffee breaks corporativos, oferece serviço de catering e apresenta pratos autorais inspirados na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas.

Atualmente Aline  é colunista da Vogue e do Site Mundo Negro, tem canal no Youtube, é professora da Gastromotiva e oferece workshops da culinária de sua especialidade.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

“Negras cabeças”: exposição de baiana exalta mulheres de etnias africanas

Se hoje é comum vermos personalidades como Maju Coutinho,...

50 livros que os bebês devem conhecer antes de deixar as fraldas e as chupetas

No bate-papo realizado em 01 de outubro, conversamos com Ana...
spot_imgspot_img

Nós… Mulheres do Século Passado

Idealizado pela professora e escritora Vilma Piedade, NÓS… Mulheres do Século Passado é uma coletânea de histórias escritas por 76 autoras de diferentes origens e trajetórias,...

Nós Negros: Filmes, séries e livros para refletir sobre consciência negra

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Nós Negros traz uma seleção de filmes, séries e livros para refletir melhor sobre consciência negra. Afinal,...

Um livro para interpretar o Brasil

Em 2022, um conjunto de instituições e grupos de pesquisa, entre eles o Projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais, e um dos...
-+=