Clube das Pretas – Formação profissional em cabelo natural

Projeto de Formação em Cabelo Natural para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

no Vakinha.com

Somos o Clube das Pretas que é a primeira consultoria especializada em cabelos crespos sem a utilização de química. Agora estamos realizando o sonho de fazer uma formação para 12 mulheres negras, em situação de vulnerabilidade social, moradoras da Maré, que serão qualificadas para atuar no mercado do cabelo natural!. A duração do curso é de três meses com carga horária de 200 horas. Você pode contribuir para que esse curso seja realizado e que nossas alunas garantam o material para começar a trabalhar!

Apoie a nossa campanha!

💰Clique aqui e faça uma contribuição pra gente!

[Qualquer valor a partir de R$25]
.
💁🏽🙋🏽‍♂ 🙆🏻Chame 3 amigos que possam contribuir hoje!

 

QUEM SOMOS?

O Clube das Pretas é a primeira consultoria especializada em cabelos crespos sem química. Com sede no Rio, fundada e operada por mulheres negras, veio para inovar no setor da beleza e bem estar.

Misturando tecnologia social, resgate de ancestralidade, afirmação positiva da identidade negra e conhecimento de causa, o objetivo é compartilhar a oportunidade de cada mulher conhecer e tratar do seu cabelo de forma natural e respeitosa, proporcionando maior autonomia e poder de escolha.

A principal intenção é trazer o que há de melhor em cada tipo de fio, respeitando suas características, impactando diretamente na auto estima e confiança das cabeças que vivenciam a experiência de cuidado do clube.

SOBRE O PROJETO!

A Formação Profissional em Cabelo Natural é um projeto piloto que formará profissionalmente, 12 mulheres, em situação de vulnerabilidade social moradoras do complexo de favelas da Maré.

O curso, com carga horária de 170 horas, aborda além do conteúdo técnico, temas transversais como: empreendedorismo, marketing, cidadania, postura profissional, entre outros. Além de promover entre as beneficiadas o resgate da identidade da estética negra e sua representatividade.

O projeto irá qualificar as alunas para atuar no mercado do cabelo natural, com foco primário em mulheres negras e mulheres com cabelos afro (em todas as suas possibilidades), cuja demanda cresce e ainda há pouquíssima oferta.

As alunas formadas estarão aptas a trabalhar de forma autônoma, como consultoras especializadas em cabelos crespos e cacheados, contando com apoio e suporte do Clube das Pretas.

O projeto não termina com a formação e suporte das alunas, mas se amplia através do compartilhamento de saberes entre as mulheres, formando uma rede poderosa de autonomia, pertencimento e colaboração.

POR QUE APOIAR?

Quantos negócios liderados por mulheres negras você conhece? O movimento de diversidade que está em ação hoje, precisa ser refletido nos negócios também. Queremos impulsionar mais mudanças e gerar cada vez mais oportunidades.

No nosso cenário político atual, é urgente que se pense novas formas de construir autonomia com aquelas que compõem a base da nossa pirâmide social.

Neste contexto, o projeto tem como objetivo oportunizar mudança na vida das pessoas, colaborando para tirá-las de uma situação de precariedade. Sabemos que isto só acontece através do acesso e da oportunidade, além de gerar trabalho e renda queremos contribuir para a qualidade de vida das mulheres impactadas, oferecendo mais do que meios para sustentar suas famílias.

O potencial de impacto social é alto e transversal, passando desde o cuidado de outras pessoas e comunidades até o resgate da auto estima e da identidade das beneficiadas.

Temos um plano de curso bem estruturado, diferenciado, somos especialistas na área de atuação, fechamos parcerias fortes e temos um público alvo pronto para receber mais. Nossa visão de futuro, aliada ao conhecimento de causa e expertise na área, faz com que o Clube das Pretas tenha oferta única, atrativa e relevante para toda a sociedade.

NOSSAS METAS PARA O PRIMEIRO MÊS: R$ 33.283,44 Com esse valor conseguimos custear o enxoval das alunas. O enxoval contém materiais e produtos necessários para que elas possam iniciar sua vida profissional. Com itens como: lavatório portátil, tesoura, secador de cabelos e difusor.

COMO APOIAR?

Precisamos muito que você faça parte desse movimento, há diversas formas de participar:

-DOE AGORA!!! – Divulgue nosso projeto e a nossa Vakinha! – Apadrinhe uma aluna e contribua com o seu enxoval de trabalho! – Seja voluntária/o do projeto!

Entre em contato conosco para saber mais sobre todas as formas de colaboração.

QUEM APÓIA É TÃO IMPORTANTE QUANTO QUEM FAZ!

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=