Guest Post »

Clube das Pretas – Formação profissional em cabelo natural

Projeto de Formação em Cabelo Natural para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

no Vakinha.com

Somos o Clube das Pretas que é a primeira consultoria especializada em cabelos crespos sem a utilização de química. Agora estamos realizando o sonho de fazer uma formação para 12 mulheres negras, em situação de vulnerabilidade social, moradoras da Maré, que serão qualificadas para atuar no mercado do cabelo natural!. A duração do curso é de três meses com carga horária de 200 horas. Você pode contribuir para que esse curso seja realizado e que nossas alunas garantam o material para começar a trabalhar!

Apoie a nossa campanha!

💰Clique aqui e faça uma contribuição pra gente!

[Qualquer valor a partir de R$25]
.
💁🏽🙋🏽‍♂ 🙆🏻Chame 3 amigos que possam contribuir hoje!

 

QUEM SOMOS?

O Clube das Pretas é a primeira consultoria especializada em cabelos crespos sem química. Com sede no Rio, fundada e operada por mulheres negras, veio para inovar no setor da beleza e bem estar.

Misturando tecnologia social, resgate de ancestralidade, afirmação positiva da identidade negra e conhecimento de causa, o objetivo é compartilhar a oportunidade de cada mulher conhecer e tratar do seu cabelo de forma natural e respeitosa, proporcionando maior autonomia e poder de escolha.

A principal intenção é trazer o que há de melhor em cada tipo de fio, respeitando suas características, impactando diretamente na auto estima e confiança das cabeças que vivenciam a experiência de cuidado do clube.

SOBRE O PROJETO!

A Formação Profissional em Cabelo Natural é um projeto piloto que formará profissionalmente, 12 mulheres, em situação de vulnerabilidade social moradoras do complexo de favelas da Maré.

O curso, com carga horária de 170 horas, aborda além do conteúdo técnico, temas transversais como: empreendedorismo, marketing, cidadania, postura profissional, entre outros. Além de promover entre as beneficiadas o resgate da identidade da estética negra e sua representatividade.

O projeto irá qualificar as alunas para atuar no mercado do cabelo natural, com foco primário em mulheres negras e mulheres com cabelos afro (em todas as suas possibilidades), cuja demanda cresce e ainda há pouquíssima oferta.

As alunas formadas estarão aptas a trabalhar de forma autônoma, como consultoras especializadas em cabelos crespos e cacheados, contando com apoio e suporte do Clube das Pretas.

O projeto não termina com a formação e suporte das alunas, mas se amplia através do compartilhamento de saberes entre as mulheres, formando uma rede poderosa de autonomia, pertencimento e colaboração.

POR QUE APOIAR?

Quantos negócios liderados por mulheres negras você conhece? O movimento de diversidade que está em ação hoje, precisa ser refletido nos negócios também. Queremos impulsionar mais mudanças e gerar cada vez mais oportunidades.

No nosso cenário político atual, é urgente que se pense novas formas de construir autonomia com aquelas que compõem a base da nossa pirâmide social.

Neste contexto, o projeto tem como objetivo oportunizar mudança na vida das pessoas, colaborando para tirá-las de uma situação de precariedade. Sabemos que isto só acontece através do acesso e da oportunidade, além de gerar trabalho e renda queremos contribuir para a qualidade de vida das mulheres impactadas, oferecendo mais do que meios para sustentar suas famílias.

O potencial de impacto social é alto e transversal, passando desde o cuidado de outras pessoas e comunidades até o resgate da auto estima e da identidade das beneficiadas.

Temos um plano de curso bem estruturado, diferenciado, somos especialistas na área de atuação, fechamos parcerias fortes e temos um público alvo pronto para receber mais. Nossa visão de futuro, aliada ao conhecimento de causa e expertise na área, faz com que o Clube das Pretas tenha oferta única, atrativa e relevante para toda a sociedade.

NOSSAS METAS PARA O PRIMEIRO MÊS: R$ 33.283,44 Com esse valor conseguimos custear o enxoval das alunas. O enxoval contém materiais e produtos necessários para que elas possam iniciar sua vida profissional. Com itens como: lavatório portátil, tesoura, secador de cabelos e difusor.

COMO APOIAR?

Precisamos muito que você faça parte desse movimento, há diversas formas de participar:

-DOE AGORA!!! – Divulgue nosso projeto e a nossa Vakinha! – Apadrinhe uma aluna e contribua com o seu enxoval de trabalho! – Seja voluntária/o do projeto!

Entre em contato conosco para saber mais sobre todas as formas de colaboração.

QUEM APÓIA É TÃO IMPORTANTE QUANTO QUEM FAZ!

Related posts