CNT/Sensus: 70,2% aprovam desempenho de Dilma no governo

Por: LUCIANA COBUCCI

 

Direto de Brasília

O desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff (PT) à frente do governo é aprovado pela maior parte dos entrevistados (70,2%) da pesquisa CNT/Sensus, contra 21% de reprovações. Já o governo Dilma tem 49,2% de aprovação, segundo os dados divulgados nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, 39,1% consideram que a presidente está fazendo um bom governo e outros 37,1% classificam a gestão de Dilma como regular. A soma dos que acreditam que o governo da presidente é ruim ou péssimo chega a 9,3% do total de pessoas que responderam à entrevista.

A pesquisa foi feita em todas as regiões do País, com 2 mil entrevistados de 136 municípios, entre 7 e 12 de agosto deste ano. O governo Dilma tem praticamente metade da aprovação de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou a Presidência no ano passado com avaliação positiva de 83,4%. Ao fim de sua gestão, Lula tinha apenas 2,2% de reprovação.

A expectativa em relação ao governo da presidente caiu em relação a dezembro do ano passado, quando o número de pessoas que acreditava num governo ótimo passou de 27,7% para 13,6%. Os entrevistados que esperam um governo bom e regular aumentaram na comparação com a última pesquisa, feita em dezembro de 2010, passando de 41,5% para 47,7% e de 17,6% para 26,2%, respectivamente. Os entrevistados, no entanto, acreditam que Dilma tem capacidade administrativa para gerir o País (73,2%) e habilidade política (69,6%).

A maioria das pessoas que respondeu à pesquisa (45,4%) considera o governo Dilma pior que a gestão Lula e outros 38,1% acham que os dois governos são iguais. Apenas 11,5% acham que a gestão Dilma é melhor que a do ex-presidente Lula. A desaprovação da população também cresceu em relação aos ministérios e seus titulares. A maioria dos entrevistados (36,3%) acredita que os ministros de Dilma são apenas regulares. Outros 24,4% avaliam que os escolhidos por Dilma para chefiar as pastas são bons ou ótimos, contra 45,5% medido na última pesquisa do governo Lula, em dezembro de 2010.

Crise nos Transportes

Uma grande parcela dos entrevistados (32,1%) respondeu que não tem acompanhado ou não ouviu falar dos recentes escândalos de pagamento de propina e superfaturamento de obras no Ministério dos Transportes, que derrubou o ex-ministro Alfredo Nascimento e diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A maior parte (65,7%) respondeu que tem acompanhado a questão ou pelo menos ouviu falar.

Dos que têm conhecimento sobre as denúncias e sobre o noticiário que tem saído a respeito do tema, 79,2% dos entrevistados aprovam as medidas adotadas pela presidente Dilma para solucionar o problema. Quase 70% dos entrevistados afirmaram que o episódio afeta a imagem de Dilma. Mas apenas 25,7% dos pesquisados acreditam que a crise no ministério acabou. Para 66,3% da população, a situaçaõ ainda não foi solucionada.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Dennis de Oliveira: Ambivalências raciais e midiatização da sociedade

Ambivalências raciais e midiatização da sociedade1 Dennis de Oliveira2, Intercom Resumo: Este...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Casa Branca confirma encontro entre Obama e o dalai-lama

O presidente Barack Obama vai se encontrar com o...

para lembrar

O Vira-lata e o Racismo

Dizem que o brasileiro tem complexo de vira-lata. Reza...

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

O encanto e a brejeirice das tradições das Folias de Reis

As festividades natalinas encerram-se hoje, 6 de janeiro, Dia...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=