Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Olá leitores!

A coleção de livros grátis História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. Criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980.

Do Canal do Ensino 

Coleção de livros grátis
Imagem: Can Stock Photo

A edição completa da coleção de livros grátis já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Agora, o MEC oferece a versão para uso no Brasil e nas nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.

A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Segue a lista completa:

Boa leitura!

+ sobre o tema

CE recebe visita dos membros da Conferência Nacional de Educação

Membros da comissão que organiza a Conferência Nacional de...

Raça e gênero no sistema de ensino: Os limites das políticas universalistas na Educação

As análises dos indicadores sociais desagregados por raça vêm...

A questão do negro no Brasil

Trezentos anos de escravidão africana no Brasil representada...

Grandes jornais e revistas reproduzem posições contrárias a ações afirmativas para negros

Brasília - A cobertura dos assuntos de interesse da...

para lembrar

Bolsista tem nota igual ou maior que pagante

Comparação foi feita entre beneficiados pelo ProUni e demais...

Temas que podem cair no Enem

Noções de primeiros socorros, de expressões artísticas (como dança...

Alunos negros são vítimas de discriminação racial nas escolas

Nova Iguaçu - Xingamentos, brincadeiras e apelidos. É assim...
spot_imgspot_img

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira 21, de audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, da qual...

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...
-+=