Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Olá leitores!

A coleção de livros grátis História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. Criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980.

Do Canal do Ensino 

Coleção de livros grátis
Imagem: Can Stock Photo

A edição completa da coleção de livros grátis já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Agora, o MEC oferece a versão para uso no Brasil e nas nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.

A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Segue a lista completa:

Boa leitura!

+ sobre o tema

Lei de Mendel: Professora de biologia explica diversidade da raça humana

Eventos como a Copa do Mundo reúnem todos os...

I Simpósio Internacional da ABPN

"Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as...

Melhores universidades do mundo estão nos EUA

Por: MARCOS FLAMÍNIO PERES   HARVARD É A MAIS BEM AVALIADA,...

para lembrar

MEC altera resultado da lista de espera do Sisu; vestibulandos se dizem prejudicados

O MEC (Ministério da Educação) alterou o resultado da...

História da África nos livros didáticos: Omisão ou racismo?

Por JOEL VIEIRA CALDAS   Todos imaginam a...

Bullying e assédio moral: outros ovos da serpente

Por: Luís Carlos Lopes Muitas pessoas são perseguidas...

Escola da área rural de PE tem melhor Enem entre as que ensinam adultos

Por: Vanessa Fajardo Colégio é vinculado ao Instituto Federal...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...
-+=