Guest Post »

Começa hoje encontro de jornalistas sobre indicadores de raça e etnia e censos de 2010


Em pauta: indicadores socioeconômicos de raça e etnia nos meios de comunicação e a rodada dos censos de 2010. Evento já registra 100 inscrições de jornalistas, comunicadores, estudantes de comunicação e movimento negro

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

 

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

 

Os eventos começam hoje (17/9), em Porto Alegre, e reúnem jornalistas, institutos de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos, governo brasileiro e Nações Unidas. No painel Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, Maria Inês Barbosa – coordenadora do Programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), vai destacar a importância da produção de dados desagregados por raça e etnia para a gestão das políticas públicas, controle social e cobertura de imprensa.

 

Jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral terão a oportunidade de repensar as diferenças raciais e étnicas, práticas de discriminação e racismo, identidade e auto-estima da população negra brasileira.

 

Na manhã do dia 18 de setembro, o Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 instala a agenda da desagregação de dados por raça e etnia nos censos de 2010 entre jornalistas, comunicadores e sociedade civil. O debate vai ter as contribuições de jornalistas do Brasil, Colômbia, Equador e Espanha.

 

Os encontros são gratuitos e promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio do UNIFEM Brasil e Cone Sul, UNIC-Rio (Centro de Informação das Nações Unidas), Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

II Seminário Estadual O Negro na Mídia: A Invisibilidade da Cor

Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010

Datas: 17 e 18 de setembro de 2009
Local: Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 8º andar, Centro) – Porto Alegre/RS
Informações: (51) 3226.0664 e [email protected]

Related posts