Começa hoje encontro de jornalistas sobre indicadores de raça e etnia e censos de 2010


Em pauta: indicadores socioeconômicos de raça e etnia nos meios de comunicação e a rodada dos censos de 2010. Evento já registra 100 inscrições de jornalistas, comunicadores, estudantes de comunicação e movimento negro

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

 

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

 

Os eventos começam hoje (17/9), em Porto Alegre, e reúnem jornalistas, institutos de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos, governo brasileiro e Nações Unidas. No painel Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, Maria Inês Barbosa – coordenadora do Programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), vai destacar a importância da produção de dados desagregados por raça e etnia para a gestão das políticas públicas, controle social e cobertura de imprensa.

 

Jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral terão a oportunidade de repensar as diferenças raciais e étnicas, práticas de discriminação e racismo, identidade e auto-estima da população negra brasileira.

 

Na manhã do dia 18 de setembro, o Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 instala a agenda da desagregação de dados por raça e etnia nos censos de 2010 entre jornalistas, comunicadores e sociedade civil. O debate vai ter as contribuições de jornalistas do Brasil, Colômbia, Equador e Espanha.

 

Os encontros são gratuitos e promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio do UNIFEM Brasil e Cone Sul, UNIC-Rio (Centro de Informação das Nações Unidas), Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

II Seminário Estadual O Negro na Mídia: A Invisibilidade da Cor

Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010

Datas: 17 e 18 de setembro de 2009
Local: Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 8º andar, Centro) – Porto Alegre/RS
Informações: (51) 3226.0664 e [email protected]

+ sobre o tema

Nós e a Conferência Nacional de Comunicação

por: Nilza Iraci - Presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra "A...

‘Foram derrotados todos os que tinham complexo de vira-lata’, diz Dilma

Vídeo com pedido de desculpas do país à presidenta...

Mídia Alternativa dá Pouco espaço á questão Racial

Apenas 19 dos 118 veículos de comunicação alternativa da...

para lembrar

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Juca Ferreira defende regulação urgente dos meios de comunicação

por Altamiro Borges, do Viomundo A Secretaria de Imprensa da Presidência da...

New York Times diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil

Um artigo publicado no jornal New York Times, e...

Monica Iozzi critica Folha por editar entrevista e publica íntegra

Após criticar a Rede Globo e chamar a mídia...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=