Começa nesta quarta-feira (30) seminário do ANDES-SN sobre ações afirmativas

O ANDES-SN promove esta semana, em São Paulo, um seminário nacional que vai debater o tema “Ações afirmativas e a transversalidade do gênero, etnia e classe”. O evento, realizado nos próximos dias 30 e 31, será realizado no auditório Jacy Monteiro, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. O credenciamento começará às 8h30 e seguida, às 10h, o antropólogo zairense Kabengele Munanga fará a conferência de abertura.

Munanga mora no Brasil desde a década de 70 e é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Ele vai falar sobre “Racismo, colonialismo e políticas afirmativas”.

A primeira mesa do seminário, das 14h às 16h, tratará do tema “Direito e racismo: as cotas raciais, justiça política e inclusão social”. Os palestrantes serão os professores Samuel Vida, da Universidade Católica da Bahia, e Dora Lúcia de Lima Bertúlio, da Universidade Federal do Paraná. Já o “Estágio atual da política de ações afirmativas no Brasil” será o tema da segunda mesa, das 16h30 às 18h30, que terá a participação de Fúlvia Rosenberg, da Fundação Carlos Chagas e da professora Delcele Mascarenhas (Universidade do Estado da Bahia – Uneb).

Na quinta-feira (31), a mesa sobre “Financiamento e institucionalização das políticas de ação afirmativa: acesso e permanência”, marcada para 8h30 às 10h30, terá como participantes a ministra da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Luiza Bairros, e os professores Marcelo Paixão (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Wilson Matos (Uneb).

A última mesa do seminário, realizada das 10h30 ao meio-dia , tratará do tema “Diversidade, gênero e ações afirmativas: relatos de experiência nas IES brasileiras” e terá a participação do participante do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe e membro da executiva da CSP-Conlutas, Júlio César Nunes, e dos professores Otto Vinícius (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Soraia Veloso (Universidade Federal de Uberlândia).

No período da tarde haverá a realização de grupos de trabalho e uma plenária para consolidar o que foi debatido. A expectativa do ANDES-SN é de que o seminário possa qualificar ainda mais a atuação dos docentes em relação às ações afirmativas.

 

 

 

Fonte: Adufcg

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Contardo Calligaris: Raças e cotas

por: CONTARDO CALLIGARIS As cotas só afirmam as diferenças com...

Folha publica vídeo contra cotas raciais e feministas negras criticam campanha

Por Jarid Arraes Intitulado “Sistema de Cotas: o que a...

Radicalismo e Cidadania

Ser radical é ir às raízes que estruturam e...

O palpiteiro Alexandre Garcia e as cotas. Por Cidinha da Silva

Dia desses um palpiteiro global de política, economia, educação...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=