Como não zerar na redação do Enem

Levei um susto com a notícia de que, no último Enem, 529 mil participantes levaram nota zero na redação. Isto é: 8,54% do total dos candidatos. Um dos critérios para o zero foi a fuga do tema.

Por Fernanda Pompeu Do Yahoo

Lucíola Pompeu

Em português claro: escrever acerca da tomada quando era para escrever sobre o focinho e vice-versa. Por que alguém não compreenderia o tema da redação? Porque lê pouco ou nada na vida real. A leitura – como aliás 90% de tudo que fazemos – exige prática. Para saber ler é preciso ler.

Não apenas juntar uma letra com outra e desvendar a palavra. É imprescindível conectar os sentidos das frases para formar um entendimento do conteúdo. Se fazemos o exercício de ler muitas e muitas vezes por toda a vida, não haverá tema que nos confunda, ou nos derrube.

A notícia também diz que mais de 50% das redações nota zero, foram entregues em branco. Ou seja, o candidato nem tentou. Simplesmente desistiu. Espécie de passageiro que chega na porta do avião e dá meia volta. Adeus, viagem! Adeus, Enem! Algumas vezes coordenando oficinas de redação, me deparei com alunos que travavam a caneta e a vontade no momento de escrever.

Constrangedor. Depois de refletir sobre isso, concluí que deixar o papel em branco é sinal de pânico. Medo máximo. Talvez em razão de um trauma vivido na escola, um bullying verbal. Mas também, novamente, por falta de prática!

se escreve escrevendo. Redigir é uma habilidade que, como outra qualquer, exige treino e muito espaço para errar e acertar. Mesmo os redatores profissionais sabem que as melhorias no próprio texto custam persistência e horas de voo. A prova de redação do Enem não solicita genialidade,originalidade, perfeição. A exigência é apenas que o candidato demonstre sua capacidade de conectar ideias em parágrafos coerentes e coesos. Quem praticar e praticar conseguirá fazê-lo.

Hoje, de forma exponencial, há acessos, oportunidades e utensílios para praticar o casal leitura-escrita. Nunca – desde tabuletas de argila, papiros, pergaminhos, códices, impressos – foi tão fácil ler e escrever. Redes sociais e comentários em portais, sites, blogs são uma excelente cozinha para expandirmos habilidades de compreensão de textos e expressão verbal. Basta começar! E, é certo, não ser afoito ao registar sua opinião, indignação, concordância. O escrito fica escrito. Poucos vão tirar nota dez, mas ninguém irá amargar um zero.

+ sobre o tema

Centenas de livros didáticos novos são abandonados entre dejetos em lixão de GO

Livros didáticos como "Matemática na Medida Certa", que chega...

Inscrições para o Enem começam no dia 21 de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011; inscrições começam dia 27

A Fuvest liberou nesta segunda-feira a consulta ao manual...

para lembrar

Do que precisamos

Por Fernanda Pompeu Por longos anos acreditei que era possível...

Cara de um, focinho do outro

Íamos pela avenida Dr. Arnaldo, incrivelmente livre de trânsito,...

Sim e não

A palavra trabalho vem do latim tripalium - instrumento...

Nossas excelências

Acho que eu estava perto dos 50, quando começaram...
spot_imgspot_img

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=