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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Naiara Albuquerque (Foto: Reprodução/ Instagram @albuquerquenai)

      Produtora de moda afirma que sofreu racismo em loja de luxo em shopping de SP

      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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              Como o 8 de Março mudou a ciência

              11/03/2019
              em Questões de Gênero
              Tempo de leitura: 6 min.

              Eva Alterman Blay – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

              Eva Alterman Blay – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

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              Eva Alterman Blay é Professora Emérita da USP e coordenadora do Escritório USP Mulheres

              Por Eva Alterman Blay , do Jornal da USP

              Eva Alterman Blay – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

              Há mais de um século, precisamente 109 anos atrás, Clara Zetkin propôs o Dia Internacional da Mulher no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Almejava-se que as mulheres trabalhadoras pudessem votar; que os salários fossem minimamente melhores; exclusão das crianças do trabalho fabril; uma sociedade com justiça social. Na Rússia czarista, nos Estados Unidos, na Alemanha ou na Inglaterra se expandia vigorosa industrialização capitalista e as trabalhadoras se irmanavam em reivindicações semelhantes. Mulheres comunistas, social-democratas e socialistas tinham mais um ponto em comum: eram contra a guerra. Manifestações públicas pacíficas eram recebidas com patas de cavalos e as manifestantes, presas. Foi com muito sangue que as mulheres alcançaram alguns direitos hoje incorporados nas leis trabalhistas de vários países. Clara Zetkin, Alexandra Kolontai, Rosa Luxemburgo, Emma Goldman usaram a palavra como arma. Elas não matavam, queriam convencer pelo verbo. E mesmo assim foram mortas.

              No Brasil a luta das mulheres foi semelhante: pelo direito ao voto, reconhecimento da cidadania, contra o patriarcado persistente, pelo fim da escravidão negra viva na realidade e na mentalidade brasileira. Chegamos ao século XXI com muitas conquistas. Conseguimos incluir as mulheres no rol dos direitos humanos, ao menos no campo legislativo, mas continuamos a ser mortas simplesmente por sermos mulheres.

              Quando se mata uma mulher, o que se elimina: um corpo sexuado ou uma pessoa?

              O feminismo começou a indagar onde estavam as mulheres na história brasileira. Revendo o passado vieram à luz os desempenhos ocultados das mulheres ao longo dos séculos: tínhamos participado intensamente no trabalho fabril, no rural, na construção da vida cotidiana, na educação, nas artes, em todos os serviços e na política. Revelaram-se estruturas familiares, os vários tipos de família, a hierarquia intrafamiliar e a violência oculta no “lar”.

              Ao investigar a composição familiar se chegou a um centro: a mulher.

              Mas quem é essa mulher? Somos todas iguais? Se as mulheres são diferentes entre si, onde está a diferença? Em princípio temos um mesmo sexo, geramos filhos, amamentamos. É isso que nos distingue? A cascata de perguntas é infindável. O feminismo abriu a caixa de Pandora (como disse Fanny Tabak, 2002).

              Nos assemelhamos quanto ao sexo biológico, ainda assim as diferenças entre as mulheres se dão no tempo e no espaço. A sociedade onde se nasce e se vive molda (ou tenta moldar) um comportamento, aprendemos uma língua, adquirimos costumes, valores, nos generifica. O sexo biológico se distingue do gênero, o qual é moldado pela condição de classe, cor/etnia, geração, além de outros fatores, dependendo de cada momento político-histórico. Além do nosso sexo, a sociedade em que vivemos nos “ensina’ como nos comportar, vestir, agir.

              A construção social na condição de sexo, o gênero, é fundamental para dar identidade a mulheres ou homens. Sexo, gênero, classe social, raça/etnia situam as mulheres e os homens nas sociedades. Embora em permanente mudança, a história tem mostrado como persiste a hierarquia de poder: homens brancos acima dos homens negros; mulheres brancas acima das mulheres negras; homens brancos acima das mulheres brancas, e assim por diante: sexo, gênero e cor acabam por definir os limites da condição de classe e as possibilidades de ascensão social.

              Não estou dizendo que devemos excluir bonecas, cozinha, aparelhos de chá dos brinquedos infantis, mas sim que tanto meninos quanto meninas podem brincar igualmente com os mesmos brinquedos.

              Apesar das intensas mudanças socioeconômicas e tecnológicas,  a maternidade  persiste como se fosse a única determinante na vida das mulheres e desponta como justificativa para impedir a ascensão profissional, para justificar salários inferiores aos de seus companheiros de mesma qualificação, e dificultar a  progressão nas carreiras. Mesmo quando se analisa a maior frequência de mulheres na educação, as mulheres estacionam ou atrasam suas carreiras. O investimento educacional na metade da população – as mulheres – fica prejudicado por um superdimensionamento da função materna e a ausência de divisão do trabalho entre homens e mulheres.

              Nas últimas décadas do século XX e início do XXI a ciência, profundamente influenciada pelas lacunas apontadas pelo feminismo começou a rever seus paradigmas. Se a ciência é neutra, qual o limite da objetividade com que os cientistas trabalham? Onde estão as cientistas? Por que seus trabalhos nem sempre estão registrados com seus nomes? Existe um viés de gênero na escolha dos problemas de investigação? Essas questões foram sabiamente colocadas por Lona Schiebinger em seu curso on-line sobre Gender Innovation. Para exemplificar os óculos de preconceito na ciência, Lona cita um exemplo que vale repetir aqui: por muito tempo se acreditava que a osteoporose fosse uma doença feminina, pois as mulheres eram mais “frágeis” que os homens. Em consequência se excluiu o estudo da osteoporoses nos homens. Ocorre que eles também têm o mesmo problema (Blaha et al., 2009). A pressuposição de que só as mulheres tinham a osteoporose retardou muito o conhecimento do problema entre os homens e, em consequência, a solução do mesmo.

              A falsa neutralidade da ciência ficou demonstrada em outro experimento. A pesquisa de um medicamento utilizou apenas células masculinas e se excluíram as femininas. Concluída a pesquisa, recomendou-se que as dosagens para homens e mulheres fossem iguais. Ocorre que os efeitos foram inadequados para as mulheres provocando mais sonolência e perigo de acidentes. O medicamento foi retirado do mercado e se refizeram as pesquisas, agora incluindo células dos dois sexos. Resultou uma medicação cuja prescrição mostrou ser distinta se usada por homens ou mulheres. Além do custo de milhões de dólares, houve prejuízos humanos.

              Com esse resultado a entidade norte-americana que controla pesquisas naquele país passou a exigir a inclusão de células dos dois sexos para as pesquisas.

              Some-se aos exemplos a revisão que tem sido feita mostrando que a ciência “não é objetiva nem neutra” (Schiebinger, 1993, 1999; Spanier, 1995; Faulkner, 2006; Regitz-Zagrosek, 2006; Wajcman, 2007; Klinge, 2007; Wylie, 2007).

              Na sociedade do conhecimento, seja no Brasil ou noutros países, persiste uma contradição que destrói o investimento do saber nas mulheres: a mentalidade e os valores patriarcais se sobrepõem às novas tecnologias do saber. Os valores patriarcais (inclusive a maternidade, cuidado dos filhos, subordinação ao companheiro) excluem as mulheres até fisicamente,  como mostram os indecentes índices de feminicídio.

              Se partimos dos saberes comuns, tendemos a não questioná-los. Nós os repetimos. Pensemos nos brinquedos infantis: se aceitarmos a noção de que as meninas devem se preparar para a maternidade, a casa, a cozinha, serem princesas, daremos a elas jogos e brinquedos que reforcem esses estereótipos: a Barbie cor de rosa, o carrinho de supermercado, panelinhas, etc.  Mas se dermos às meninas brinquedos e jogos criativos, vamos despertar nelas mesmas amplas oportunidades de futuro. Com isso não estou dizendo que devemos excluir bonecas, cozinha, aparelhos de chá dos brinquedos infantis, mas sim que tanto meninos quanto meninas podem brincar igualmente com os mesmos brinquedos. Podemos despertar a curiosidade intelectual independentemente do sexo das crianças. Construir sociedades igualitárias implica também desenvolver nos homens sensibilidade para cuidar dos filhos e filhas, em desenvolver neles a paternidade e a sensibilidade.

              Hoje comemorar o 8 de Março é um momento de agradecer às nossas antepassadas pela luta que travaram num mundo tão mais difícil que o atual. É também o momento de refletir que o pouco que avançamos não pode ser perdido. A geração que atualmente vai às ruas, meninas de 16, 17, 18 anos, compreende muito bem seus direitos e vão continuar a luta das antepassadas. Elas vão certamente avançar. O dia 8 de Março talvez chegue a ser contado nas escolas como um passado que abriu as portas do futuro.

               

              Bibliografia

              Blaha, J., Mancinelli, C., & Overgaard, K. (2009). “Failure of Sex to Predict the Size and Shape of the Knee”. The Journal Of Bone And Joint Surgery, 91 (S6), S19-S22.Se

              European Commission. (2011). Structural Change in Research Institutions: Enhancing Excellence, Gender Equality, and Efficiency in Research and Innovation. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities.

              National Science Foundation (NSF). ADVANCE—Increasing the participation and advancement of women in academic science and engineering careers. http://www.nsf.gov/funding/pgm_summ.jsp?pims_id=5383 (6 jan., 2014).

              Roth, J., Etzioni, R., Waters, T., Pettinger, M., Rossouw, J., Anderson, G., Chlebowski, R., Manson, J., Hlatky, M., Johnson, K. (2014). “Economic Return from the Women’s Health Initiative Estrogen Plus Progestin Clinical Trial: A Modeling Study”. Annals of Internal Medicine, 160 (9), 594-602.

              Tabak, Fanny. O laboratório de Pandora. Estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro. Garamond, 2002.

              United States General Accounting Office. (2001). Drug Safety: Most Drugs withdrawn in Recent Years had Greater Health Risks for Women. Washington, DC: Government Publishing Office.

              Tags: Eva Alterman BlayQuestões de Gênero
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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