Como ser negra e lésbica e conseguir emprego em São Paulo?

Por Zaíra Pires

 

Ainda estou tentando responder a essa pergunta. Como feminista, lésbica, negra e pobre vivendo em São Paulo, suspeito que essa cidade me faça algumas reservas e economize um pouco em suas gentilezas.

O quanto o local onde vivo consegue me acolher e integrar diz muito sobre quem eu sou, minha autoestima, como me movimento e utilizo os espaços disponíveis para meu lazer e sobre o que consumo.

Uma coisa que definitivamente não consigo entender (ou consigo) é a dificuldade em encontrar uma colocação profissional. Está caminhando para um ano que concluí a graduação em Jornalismo, aliás, como bolsista pelo PROUNI, mérito que cabe a mim e a programas de transferência de renda e à política de cotas da qual me beneficiei – se bem que a palavra “benefício” não faz justiça. Está mais para equiparação de oportunidades e pagamento de uma dívida histórica.

Apesar disso, tenho dificuldade em ser selecionada para participar de entrevistas e dinâmicas. Sou recusada antes mesmo de uma um contato direto. Mais uma das minhas suspeitas é que me excluem pela universidade que frequentei, que não é uma das tradicionais de formação superior em comunicação, mas, apesar disso, tem excelentes notas em avaliações nacionais de desempenho dos alunos e de formação dos professores.

Um segundo ponto, que eu creio ser importante, é o fato de ser negra, não ter cabelos alisados, e ser lésbica. Inclusive, para comunicólogos como eu, perfis em redes sociais como Twitter e Facebook contam pontos na avaliação dos candidatos em processos seletivos, e os meus informam explicitamente que sou lésbica, feminista e insubmissa, ou seja, empregadores que preferem funcionários domesticados terão problemas comigo.

Poderia simplesmente restringir o acesso às informações sobre mim que estão disponíveis na rede, mas faço questão de que minha condição sexual e minha etnia sejam públicas, porque uma empresa que me recusa pela minha raça ou minha orientação sexual não me serve. Mas o preço a se pagar por essas escolhas é, por vezes, muito caro, afinal, continuo fadada ao subemprego.

Minha estratégia, por hora, é me qualificar, me atualizar sempre. Como próximos passos, pretendo aperfeiçoar o inglês, fazer um intercâmbio e uma pós graduação, nessa ordem. Quem sabe no meio do caminho, meu currículo não cai nas graças de uma empresa séria, democrática e responsável, e eu não consiga, finalmente, me colocar em um local que valorize minhas qualidades e saiba se beneficiar do que posso oferecer através de minha vivência de mulher negra, lésbica e pobre, afinal, também somos consumidoras, formadoras de opinião e cidadãs paulistanas, e o que pensamos e sentimos faz muita diferença!

Zaíra Pires é jornalista em busca de uma colocação profissional decente na cidade de São Paulo. Está no twitter como @souminha e no facebook.com/souminha.

 

Fonte: Blogueiras Negueiras

+ sobre o tema

Paim: com Seppir, governo mostra que igualdade racial é pra valer

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Políticas de...

Seminário Desenvolvimento da Mulher Negra

Evento acontece na terça-feira, 7 de maio, com duas mesas...

A população negra no centro do projeto nacional de desenvolvimento

A III Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

Garoto de 8 anos ganha aula de maquiagem de presente de natal

Ethan, fã da drag queen Jefree Star, ganhou de...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=