Como seriam os super-heróis se eles fossem desenhados como as heroínas?

Super-heróis são fortes e ágeis. Heroínas são gostosas. Não importa se elas estão salvando o mundo, a maneira que as retratam é sempre a mesma: com muito destaque para seu corpo incrível e pouco para o que elas têm a fazer. Bobeira de quem não tem o que fazer? Ok, vamos aos fatos. 

Por Carol Patrocínio

Em 2011, por exemplo, uma das imagens promocionais do filme Vingadores mostrava todos os heróis exibindo suas habilidades, enquanto a Viúva Negra, interpretada pela atriz Scarlett Johansson, mantinha uma pose nada interessante para a luta, mas ótima para mostrar bunda e peitos. O artista Kevin Bolk resolveu fazer uma versão do pôster com todos os heróis mostrando os mesmos atributos que a Viúva Negra. Três anos depois, a polêmica continua. 

Já em 2014, a artista Karine Charlebois resolveu mostrar como as posições que Milo Manara – acusado de misoginia em muitas obras – escolheu para a Mulher Aranha não fazem sentido anatomicamente falando. O resultado é que ela seria uma péssima heroína se realmente se movimentasse do jeito que o desejo do desenhista gostaria. 

9923556236b0f27a3ddad82664a0a87d dfa05b04f95e3374306b6aabd1db1b66

Mas tem maneira mais simples de mostrar como tudo isso é absurdo do que inverter os papéis? E se os homens fossem desenhados nas histórias em quadrinhos como fetiches ambulantes? A objetificação é sempre errada, mas para provar um ponto, o ilustrador Brett White criou uma coleção de capas em que o homem é representado como a mulher: sexy e com um corpo erotizado. 

99ba7a20e6addce1f73c824f8e404c98 87b0f9c7dbeb588e4347ef74bd88a415 edbb7e8d7f136586e4759b61bb14b8cb

Agora nem fica tão difícil entender qual é o problema, fica? Proporções bizarras, corpos irreais e a sexualização desnecessária de um gênero. Por que os HQs se tornaram quase literatura erótica ao se olhar para as personagens femininas e continuam fantasia quando é olhado para os homens? A balança não está equilibrada, vamos mudar isso? 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=