Como seriam os super-heróis se eles fossem desenhados como as heroínas?

Super-heróis são fortes e ágeis. Heroínas são gostosas. Não importa se elas estão salvando o mundo, a maneira que as retratam é sempre a mesma: com muito destaque para seu corpo incrível e pouco para o que elas têm a fazer. Bobeira de quem não tem o que fazer? Ok, vamos aos fatos. 

Por Carol Patrocínio

Em 2011, por exemplo, uma das imagens promocionais do filme Vingadores mostrava todos os heróis exibindo suas habilidades, enquanto a Viúva Negra, interpretada pela atriz Scarlett Johansson, mantinha uma pose nada interessante para a luta, mas ótima para mostrar bunda e peitos. O artista Kevin Bolk resolveu fazer uma versão do pôster com todos os heróis mostrando os mesmos atributos que a Viúva Negra. Três anos depois, a polêmica continua. 

Já em 2014, a artista Karine Charlebois resolveu mostrar como as posições que Milo Manara – acusado de misoginia em muitas obras – escolheu para a Mulher Aranha não fazem sentido anatomicamente falando. O resultado é que ela seria uma péssima heroína se realmente se movimentasse do jeito que o desejo do desenhista gostaria. 

9923556236b0f27a3ddad82664a0a87d dfa05b04f95e3374306b6aabd1db1b66

Mas tem maneira mais simples de mostrar como tudo isso é absurdo do que inverter os papéis? E se os homens fossem desenhados nas histórias em quadrinhos como fetiches ambulantes? A objetificação é sempre errada, mas para provar um ponto, o ilustrador Brett White criou uma coleção de capas em que o homem é representado como a mulher: sexy e com um corpo erotizado. 

99ba7a20e6addce1f73c824f8e404c98 87b0f9c7dbeb588e4347ef74bd88a415 edbb7e8d7f136586e4759b61bb14b8cb

Agora nem fica tão difícil entender qual é o problema, fica? Proporções bizarras, corpos irreais e a sexualização desnecessária de um gênero. Por que os HQs se tornaram quase literatura erótica ao se olhar para as personagens femininas e continuam fantasia quando é olhado para os homens? A balança não está equilibrada, vamos mudar isso? 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Possível nome, Vera Lúcia Santana representaria uma força negra no TSE

Após ser a primeira mulher negra a estar na...

O teatro do silêncio da ministra Damares Alves

Ela emudece porque é incapaz de nos oferecer segurança....

O conceito de gênero por Heleieth Saffioti: dos limites da categoria gênero

Se, para muitas feministas, o conceito de gênero é...

Discurso de Wanderson Flor do Nascimento no título de doutora Honoris Causa da UnB

Agô, Exu! Mojuba! Agô, Ogum! Mojuba! Agô, Olojó Orixá Iansã e...

para lembrar

Maju ganha prêmio de combate ao racismo e pede “paz e respeito”

Maria Julia Coutinho, a moça do tempo do "Jornal...

Dona Cleone marcou a história dos movimentos sociais

Dona Cleone Santos marcou seu nome na história dos...

O que acontece quando se pede para homofóbicos e gays darem um abraço?

Em um misto de situações embaraçosas com reações adoráveis,...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=