Comunidade Negra lança calendário Afro-Piracicabano para 2019

A Prefeitura de Piracicaba lançou ontem (17), a primeira edição do calendário Afro-Piracicabano, que homenageia 12 personalidades na história da luta e da defesa da cultura afro-brasileira na cidade. “O negro não é destaque, não está na vitrine e queremos mudar isso. Nosso objetivo com esta iniciativa é que as pessoas vejam as conquistas que a comunidade negra conseguiu”, disse Adilson Araujo de Abreu, diretor de relações institucionais do Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba).

Por Mauro Adamoli, Do jornal de Piracicaba

Material homenageia 12 personalidades da cidade que lutaram em defesa da cultura afro-brasileira. ( Foto: Claudinho Coradini / JP)

Os homenageados no calendário são: Deolinda Soledade (janeiro), Dona Anicide de Toledo (fevereiro), doutor Antônio Messias Galdino (março), Monikie Cristina de Souza (abril), Aparecida de Fátima Adão (maio) in memoriam, Eva Iltez Aparecida Luiz de Camargo (junho) in memoriam, José Mariano (julho), Noedi Monteiro (agosto), Osvaldo Ferreira Merches, o Mestre Dado (setembro), Claudival da Costa, o Mestre Cosmo (outubro) in memoriam, mestre Antonio Carlos Ferraz (novembro) e Conceição Aparecida Nascimento Sandoval, a Ceiça (dezembro).

“Me sinto muito honrado em fazer parte deste calendário. É uma satisfação enorme participar, já que vivi e lutei muito pelos direitos da comunidade negra piracicabana. Fomos excluídos por anos e hoje estou feliz porque estamos mais visíveis. Porém, nossa luta é diária, irá durar gerações, mas continuaremos firmes e fortes”, disse Antônio Galdino, um dos homenageados.
O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Barjas Negri (PSDB), contou com personalidades importantes e destacadas no calendário, como o presidente do CDCPN (Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba), Agnaldo Benedito de Oliveira (Guina), a secretária da SemacTur (Ação Cultural e Turismo), Rosangêla Camolese, entre outras personalidades.

Segundo Barjas, “fazemos política para todos, sempre com respeito e nunca com preconceito. Esta ação é um reconhecimento à comunidade negra e deveria ser feito por todos os governos. O calendário foi uma grande escolha, porém não podemos nos restringir a isso. Nós temos compromisso de combate ao racismo e à discriminação”, disse.

+ sobre o tema

20 de novembro: Marcha da Consciência Negra por nenhum direito a menos

XIII Marcha da Consciência Negra com concentração, ás 11...

Consciência Negra em estado de sítio? Que conversa é essa, tio?

A corneta da alvorada tocou cedo em meu bairro...

Marinha agride, intimida e ameaça comunidade quilombola na Bahia

OS POUCOS QUILÔMETROS que separam a guarita fortemente vigiada...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=