Concurso cultural “Bons textos, boas ideias”

A primeira atividade do blog CULT Educação é o lançamento do concurso cultural “Bons textos, boas ideias”, destinado a alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que atuem em tais estabelecimentos de ensino.

Do Revista Cult

Imagem: divulgação/CULT

Cada aluno poderá enviar para [email protected], até o dia 9 de outubro de 2015 (09/10/2015), uma redação de sua própria autoria, escrita a partir do seguinte tema.

Proposta de redação

Tomando por base o texto “Gosto se discute” (clique aqui para ler), no qual a professora Maria da Graça Setton analisa a importância da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu para a cultura e a educação, escreva um texto dissertativo em prosa em que você discuta como a escola pode ajudar na formação do gosto cultural de um aluno.

 

Importante: Atenha-se ao gênero dissertativo. Portanto, não escreva uma crônica, uma narrativa, uma descrição ou qualquer outro tipo de texto que não permita a apresentação de boas ideias e argumentos.

 

Professor orientador

Cada texto deverá ser orientado por um professor que atua na escola em que o próprio aluno estuda, com quem ele poderá trocar algumas ideias a respeito de como a redação poderá ser desenvolvida. (É obrigatório que o nome deste docente e seu número de matrícula sejam indicados na folha de redação).

Regras de formatação:

·         O texto deverá ter, no mínimo, 2000, e, no máximo, 4000 caracteres, com espaço.

·         O nome completo do aluno deverá ser digitado no alto da página à esquerda. Nas três linhas posteriores deverão constar, respectivamente, o nome da escola em que o aluno estuda, o nome e o número da matrícula do professor orientador.

·         Os textos, em Word, deverão ser digitados em arial normal 10, com espaço 1,5 entre as linhas.

·         Dar título ao texto é opcional.

·         Toda e qualquer citação alheia utilizada na resposta direta ou indiretamente deverá ter sua fonte devidamente indicada.

Importante: Os textos que não seguirem estritamente tais regras não serão avaliados.

 

Premiação

A melhor redação será publicada na edição de novembro da CULT e também no site da revista. A escola em que o aluno estuda ganhará o valor equivalente a R$ 2.500,00 convertidos em livros de literatura publicados pela editora Record.

 

O resultado será divulgado no site da revista CULT, no dia 15 de outubro de 2015(15/10/2015), data que comemora o Dia do Professor.

 

Avaliação:

Todos os textos serão avaliados pela equipe editorial da CULT, de acordo com os seguintes critérios:

Correção gramatical (grau de formalidade; variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução; sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; acentuação), coerência (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa) e coesão (encadeamento das partes do texto; progressão temática).

Marcas de autoria: expressividade no uso dos campos semântico e lexical; nível de cultura e de formalização dos conteúdos apresentados; indícios pessoais no desenvolvimento e na organização do texto, na condução do estilo e em seus efeitos de sentido.

+ sobre o tema

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Inscrição para vestibular das Fatecs começa nesta sexta

  As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=