Alemanha oferece bolsas de estudos de até 2.750 euros a Brasileiros

A iniciativa faz parte do programa da chanceler Angela Merkel para estreitar relações com o Brasil

 Por Victor Ribeiro Do Blasting News

istockphoto

O programa de bolsa é novo e esse ano tem inscrições até o dia 15 de setembro. A iniciativa é da Fundação Alexander von Humboldt e conta com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha, assim como do Consulado Geral da Alemanha.

O país europeu está em busca de jovens líderes brasileiros e por isso está investindo nesses talentos para fazer aperfeiçoamento na Alemanha. O conceito principal por trás do programa – que já vem beneficiando diversos jovens de outros países – é o de fomentar a formação com recursos da Alemanha e promover o intercâmbio multicultural e networking.

Na opinião do Dr. Damian Grasmuck, brasileiros que levam a sério e desejam potencializar suas carreiras têm uma grande chance com o programa. Ele foi o responsável por realizar uma palestra sobre a bolsa no Brasil, que contou com a participação de mais de 150 pessoas interessadas.

Em função de o Brasil ter começado a participar do programa recentemente, em 2013, ainda é limitado o número de bolsas oferecidas. A ideia, no entanto, acredita o Dr. Damian Grasmuck, é que o programa cresça nos próximos anos e que isso estreite os laços de relação entre Brasil e Alemanha.

O programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, além do Brasil, contempla jovens de todos os cantos do mundo, como: Índia, Estados Unidos, China e Rússia. Portanto, são cinquenta jovens que todos os anos têm a oportunidade de realizar os seus projetos – tudo isso patrocinado pela Alemanha.

Requisitos

Ao final da bolsa, espera-se que os bolsistas apresentem seus projetos pessoalmente à chanceler da Alemanha Angela Merkel. Entre os requisitos para a obtenção da bolsa, estão: possuir inglês fluente (ou alemão) e ter formação superior completa. Também é necessário apresentar uma carta de recomendação para a pesquisa. O investimento mensal da Alemanha em cada bolsista é de 2.150 euros e 2.750 euros – a variação dependerá das qualificações do candidato.

Como bônus, a bolsa ainda oferece cursos de alemão, despesas com a viagem e suporte para a família do bolsista acompanhá-lo. Nos primeiros dois meses de programa os escolhidos participarão de aulas intensivas de alemão e nos meses seguintes eles se encontrarão com os demais bolsistas para desenvolver os seus projetos.

As inscrições para a bolsa já estão abertas no site da fundação. Os escolhidos iniciarão a bolsa em outubro do ano seguinte, 2016.

Confira oportunidades parecidas na Dinamarca e Inglaterra.

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

População alemã se engaja em movimentos contra o racismo no país

Ações são contra o preconceito contra muçulmanos e imigrantes...

Canadá oferece bolsas de estudo integrais para estudantes da América Latina

Exemplo de cidadania e boa recepção de imigrantes, o...

Quer estudar na Alemanha? Agora é de graça

São Paulo - A Alemanha aboliu completamente as mensalidades...
spot_imgspot_img

Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

Terminam na próxima quinta-feira (1º) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. Segundo o Ministério da Educação...

É preciso sair da superfície

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que...

Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência tem inscrições abertas até dia 31

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para a chamada Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, lançada pelo governo...
-+=