Concurso premia iniciativa de jovens negras empreendedoras

Programa Jovens nos Negócios terá cerimônia de julgamento e premiação nesta quinta-feira, 12, no Teatro Acbeu. Projeto vencedor receberá incentivos financeiros.

Apoiar a iniciativa de jovens empreendedores negros e negras na consolidação de negócios que gerem emprego e renda para suas famílias e comunidades. Este é o objetivo do Programa Jovens nos Negócios, promovido pela organização norte-americana Levantamos, que desde o início de 2009 vem oferecendo uma série de oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens de bairros da periferia de Salvador. Após cursos e oficinas de capacitação, acompanhamento dos planos de trabalho e uma viagem aos Estados Unidos para conhecerem experiências de empreendedorismo, a última etapa do programa será realizado no próximo dia 12 de novembro, às 18h, no Teatro Acbeu (Corredor da Vitória) quando será anunciado o projeto vencedor, que receberá incentivos financeiros para tocar os negócios.

Na reta final do Programa restam apenas três empresárias: Elísia Santos, Samadá Kinté e Cleide Crisarte que atuam, respectivamente, no segmento de cabelos crespos, designer de unhas e artesanato ambiental. As jovens representam as comunidades de São Caetano, Paripe e Saramandaia, todas marcadas pela escassez de oportunidades para os jovens e altos índices de violência. Em abril deste ano, elas integraram uma comitiva de mais de dez jovens que visitaram quatro cidades norte-americana (São Francisco, Nova Iorque, Washington e Philadelfia) , para conhecer empresários e iniciativas de negócios focados em preocupações étnicas e comunitárias.

O Programa Jovens nos Negócios é financiado pelo Departamento de Estado Americano. Nesta quinta-feira, 12, as jovens apresentarão seus planos de negócios, explicando aos jurados suas estratégias, motivações e a organização dos seus trabalhos. Para julgar os projetos foram convidadas personalidades com reconhecida trajetória na área dos negócios, tanto da Bahia como dos Estados Unidos. Entre eles: Mário Nelson Carvalho, da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros, Míriam Souza, da organização Companheiros das Américas e do Conselho Estadual da Mulher Empresária e Russell Hicks, da Ebony Suns Fashion, organização que atua com estética negra na Philadelfia, Estados Unidos.

“O objetivo do Programa é realizar intercâmbio de estratégias para o crescimento de negócios que afetem positivamente a comunidade onde essas jovens atuam, além de oferecer aos jovens afro-brasileiros um profundo conhecimento sobre o contexto histórico e cultural da apropriação e desenvolvimento econômico nos EUA”, explica a coordenadora do Programa, Tianna Paschel. Os nomes das empresas concorrentes são: Salão Rosas Negras, de Elisia Santos, Ateliêr de Unhas Sol & Flores, de Samadar Kintê e Crisarte Produtos Afroambientais, de Cleide Crisarte.

 

SERVIÇO

O que: CONCURSO JOVENS NOS NEGÓCIOS

Quando: 12 de novembro, quinta-feira, às 18h

Local: Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU)

Avenida Sete de Setembro 1883, Corredor da Vitória.

Informações: Tianna Paschel 71-9603-2838 / Márcio Lima 71. 3264-3150 /

Assessoria de Imprensa: André Luís Santana: 8873-7047.

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

para lembrar

Justiça deve executar neste ano ação milionária de trabalho escravo

Trabalhadores de fazendas no Pará não tinham nem acesso...

“Mulheres devem estar no centro da resposta ao surto de zika”

Apelo é da diretora-executiva da ONU Mulheres; Phumzile Mlambo-Ngcuka...

Mulheres de renda alta buscam SUS contra alcoolismo

Cada vez mais mulheres de famílias com renda mais...

NOTA PÚBLICA: Menção à Anistia Internacional na novela ‘A regra do jogo’

A Anistia Internacional manifesta total repúdio ao uso do...
spot_imgspot_img

Anemia falciforme: 1º paciente no mundo inicia terapia genética contra a doença

Na quarta-feira, Kendric Cromer, um menino de 12 anos de um subúrbio de Washington, tornou-se a primeira pessoa no mundo com doença falciforme a...

‘Geração ansiosa’: transtornos mentais em crianças que vivem grudadas no celular aumentam no mundo todo

Veja o vídeo da matéria Crianças e adolescentes do mundo todo estão em perigo. É o que diz o livro “A geração ansiosa”, do psicólogo...

Unicef lança campanha para reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

No último sábado (18) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em um esforço...
-+=