Concurso premia iniciativa de jovens negras empreendedoras

Programa Jovens nos Negócios terá cerimônia de julgamento e premiação nesta quinta-feira, 12, no Teatro Acbeu. Projeto vencedor receberá incentivos financeiros.

Apoiar a iniciativa de jovens empreendedores negros e negras na consolidação de negócios que gerem emprego e renda para suas famílias e comunidades. Este é o objetivo do Programa Jovens nos Negócios, promovido pela organização norte-americana Levantamos, que desde o início de 2009 vem oferecendo uma série de oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens de bairros da periferia de Salvador. Após cursos e oficinas de capacitação, acompanhamento dos planos de trabalho e uma viagem aos Estados Unidos para conhecerem experiências de empreendedorismo, a última etapa do programa será realizado no próximo dia 12 de novembro, às 18h, no Teatro Acbeu (Corredor da Vitória) quando será anunciado o projeto vencedor, que receberá incentivos financeiros para tocar os negócios.

Na reta final do Programa restam apenas três empresárias: Elísia Santos, Samadá Kinté e Cleide Crisarte que atuam, respectivamente, no segmento de cabelos crespos, designer de unhas e artesanato ambiental. As jovens representam as comunidades de São Caetano, Paripe e Saramandaia, todas marcadas pela escassez de oportunidades para os jovens e altos índices de violência. Em abril deste ano, elas integraram uma comitiva de mais de dez jovens que visitaram quatro cidades norte-americana (São Francisco, Nova Iorque, Washington e Philadelfia) , para conhecer empresários e iniciativas de negócios focados em preocupações étnicas e comunitárias.

O Programa Jovens nos Negócios é financiado pelo Departamento de Estado Americano. Nesta quinta-feira, 12, as jovens apresentarão seus planos de negócios, explicando aos jurados suas estratégias, motivações e a organização dos seus trabalhos. Para julgar os projetos foram convidadas personalidades com reconhecida trajetória na área dos negócios, tanto da Bahia como dos Estados Unidos. Entre eles: Mário Nelson Carvalho, da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros, Míriam Souza, da organização Companheiros das Américas e do Conselho Estadual da Mulher Empresária e Russell Hicks, da Ebony Suns Fashion, organização que atua com estética negra na Philadelfia, Estados Unidos.

“O objetivo do Programa é realizar intercâmbio de estratégias para o crescimento de negócios que afetem positivamente a comunidade onde essas jovens atuam, além de oferecer aos jovens afro-brasileiros um profundo conhecimento sobre o contexto histórico e cultural da apropriação e desenvolvimento econômico nos EUA”, explica a coordenadora do Programa, Tianna Paschel. Os nomes das empresas concorrentes são: Salão Rosas Negras, de Elisia Santos, Ateliêr de Unhas Sol & Flores, de Samadar Kintê e Crisarte Produtos Afroambientais, de Cleide Crisarte.

 

SERVIÇO

O que: CONCURSO JOVENS NOS NEGÓCIOS

Quando: 12 de novembro, quinta-feira, às 18h

Local: Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU)

Avenida Sete de Setembro 1883, Corredor da Vitória.

Informações: Tianna Paschel 71-9603-2838 / Márcio Lima 71. 3264-3150 /

Assessoria de Imprensa: André Luís Santana: 8873-7047.

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

O pastor Feliciano e a fragilidade da política rastaquera do Brasil

O catolicismo oficial também compartilha com os evangélicos que...

Apesar de protestos, Rafael continuará preso

Preso durante as manifestações de 2013 e condenado por...

Brasil legaliza cerca de 900 imigrantes, mas insiste em cooperação

  A situação dos imigrantes que chegaram ao Brasil pela...

para lembrar

Racismo é principal forma de discriminação em 75% das empresas no Brasil, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela empresa CEGOS, de treinamento e...

O perfil do empreendedor negro no Brasil

Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê...

Seis marcas são investigadas por exploração de mão de obra em SP

O Ministério Público do Trabalho de Campinas investiga seis...
spot_imgspot_img

Interseccionalidade de gênero e raça é tema de debate nas Nações Unidas

Entre os dias 10 e 11 de outubro, a Seção de Direitos das Mulheres e Gênero do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos...

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...
-+=