Fonte: Unegro/Paraná
O maior Plano de Qualificação Profissional com recorte social do Brasil (Planseq) será implantado em 15 estados e no Distrito Federal a partir de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Os estados que oferecerão o maior número de vagas para os cursos profissionalizantes serão Minas Gerais (6.945), Rio de Janeiro (3.860) e Mato Grosso (2.940). No total o Planseq Afro – parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e SEPPIR/ PR – vai contemplar 25 mil trabalhadores negros.
Na prática, o Planseq Afro vai oferecer qualificação profissional para uma cadeia de ofícios dos mercados industrial, comercial e de serviços. As oficinas de ensino profissionalizantes abrangem 14 áreas, tais como operador de telemarketing, eletricista, gerente de supermercado, borracheiro, carpinteiro e costureira. Mas o destaque deste programa é o curso de Cuidador de Pessoas com Doença Falciforme, que prepara mão-de-obra para a patologia que acomete notadamente a população negra.
O maior Planseq com recorte formal é o da construção civil, que beneficia 184 mil pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, em 212 municípios de 18 estados brasileiros.
*Comunicação Social da SEPPIR / PR