Condenações duras… e Joaquim Barbosa já pensa no “mensalão mineiro”

por Bob Fernandes

 

Depois de tanto barulho, o deputado João Paulo Cunha já está condenado. Os votos dos ministros Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello selaram o destino do ex-presidente da Câmara dos Deputados. A reação foi imediata.

À repórter Marina Dias, da revista Terra Magazine, aliados de João Paulo cobraram sua renúncia ainda na quarta-feira, 29. Renúncia à candidatura a prefeito de Osasco, pelo PT. Um dos aliados disse que já há dez dias o deputado não aparece no comitê de campanha.
A condenação do ex-presidente da Câmara indica uma óbvia tendência do Supremo Tribunal. Tendência por duríssimas condenações de réus do chamado “mensalão do PT”. Enquanto no Supremo Tribunal Federal segue o julgamento, arrasta-se no Congresso a CPI do Cachoeira.

O experiente senador Pedro Simon (PMDB-RS) assim definiu em que pé anda a CPI: “Depois dos partidos terem feito acordos (de quem e até onde irão investigar) agora são facções dos próprios partidos que precisam fazer acordos”.

Simon referia-se a indiretas do ex-diretor da Dersa no governo José Serra, o engenheiro Paulo Vieira de Souza, a quem apelidaram de “Paulo Preto”. Paulo, rodado no setor, saiu-se bem no depoimento à CPI. Mas não o suficiente para acabar com as dúvidas quanto a milionários aditivos das obras do Rodoanel e da marginal do Rio Tietê.

Paulo Souza deu indiretas para os que um dia pensaram em “abandonar um líder ferido à beira da estrada”, palavras dele, mas só escorregou mesmo diante de uma pergunta. Confrontado com uma entrevista sua, na qual dizia ter ido para a Dersa porque o “mercado (as empreiteiras) queria fazer a marginal” Tietê, Paulo confirmou a entrevista.

Isso é grave. Tão grave quanto Luis Antônio Pagot, o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), confirmar ter feito um pedido a empreiteiras, em 2010, de doações para a campanha de Dilma Rousseff. Não importa se as doações foram legais, como afirma Pagot. O pedido em si já é grave.

A CPI sinaliza acordos, o Supremo sinaliza duríssimas condenações. Hora de pensar no futuro, de pensar nessa espécie de “Operação Mãos Limpas”. O relator do caso “mensalão do PT”, ministro Joaquim Barbosa, já pensa no futuro.

Disse Barbosa à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, estar “atento” ao que se chama “mensalão mineiro”, que envolve líderes do PSDB. Processo que também o tem como relator. O ministro diz que o risco de “prescrição” do “mensalão do PSDB de Minas” -que é de 1998- é maior do que era o do “mensalão petista”.

Joaquim Barbosa, justamente festejado por seu trabalho, disse a interlocutores, e a colunista publicou, que tudo relativo ao caso petista sempre foi aprovado por unanimidade no Supremo Tribunal Federal. Mas, disse também a interlocutores e relata à colunista, que tem encontrado “dificuldades” para fazer andar no Supremo Tribunal o caso do “mensalão” do PSDB.

Disse ainda Joaquim Barbosa que, quando provocado por repórteres a falar do “mensalão petista”, costuma indagar aos jornalistas:
– E sobre o outro mensalão, o mineiro, vocês não vão perguntar nada?

Segundo Barbosa, a resposta à sua provocação são “sorrisos amarelos”.

Encerra o festejado ministro Joaquim Barbosa:
– A imprensa nunca deu bola para o mensalão mineiro.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=