Confederação Brasileira de Ginástica afasta ginastas envolvidos em escândalo de racismo

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção masculina, após brincadeira racista que fizeram com Ângelo Assumpção em um vídeo. O afastamento preventivo estará em vigência a partir da quinta-feira, pelo período de 30 dias ou até a decisão final da entidade.

do Terra

No polêmico vídeo publicado na rede social Snapchat de Arthur Nory na última semana, ele, Fellipe e Henrique faziam comentários supostamente racistas sobre Ângelo Assumpção, que aparece na gravação, parecendo estar constrangido com as ofensas dos colegas de equipe.

angelo

Na mesma gravação, os ginastas tentam fazer as pazes com Ângelo, que não parece querer conversar com os companheiros Arthur, Fellipe e Henrique. Só depois Ângelo apareceu em um vídeo de pedido de desculpas, parecendo estar mais tranquilo.

Com o afastamento, Arthur, Fellipe e Henrique estão fora de qualquer evento nacional ou internacional, além de terem os incentivos financeiros e bolsas suspensos. A decisão final caberá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Ginástica.

Em seu Instagram, Nory disse que passou dos limites: “Aqui é uma equipe e está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. Aqui todo mundo gosta de todo mundo. Por favor, não nos entendam mal”.

entenda o caso:  Angelo Assumpção, ginasta negro da seleção é alvo de piadas racistas de companheiros 

Confira o comunicado da CBG:

Na tarde desta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção de Ginástica Artística Masculina. O afastamento preventivo se dará a partir desta quinta-feira (21), pelo período de 30 dias ou até a decisão final a respeito do vídeo publicado em uma rede social na última semana, conforme resolução 001/2015.

“A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (i) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (iii) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas “j” e “u”, 47 a 59 do Estatuto da CBG.

RESOLVE

Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores.”

+ sobre o tema

para lembrar

Presidente de CPI pede plano de enfrentamento ao homicídio de jovens negros

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência...

O esporte é incapaz de curar o ódio racial

Chocado com as imagens que correram o mundo de...

Racismo leva padre negro a abandonar paróquia na Baviera

Sacerdote congolês, que está na Alemanha desde 2005, passou...

Estamos morrendo de trabalhar 

Se o Brasil fosse um paciente que estivesse fazendo...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=