Conferência de Promoção de Igualdade Racial debate o racismo institucional

Evento reuniu mais de 100 pessoas e debateu propostas para a implantação de uma política pública na área de promoção de igualdade racial

Foi realizada nesse final de semana, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Sindicato dos Bancários, que fica na avenida Rio de Janeiro, 854. O tema da Conferência de 2013 foi “Londrina no enfrentamento do racismo institucional”. O evento começou na sexta-feira e teve seu encerramento no sábado com a escolha dos novos membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, o presidente do Conselho será escolhido na primeira reunião do grupo. Estiveram presentes no evento os vereadores Elsa Correia, Junior Santos Rosa e Lênir de Assis. O vice-prefeito Guto Bellusci também participou da Conferência, que reuniu mais de 100 pessoas.

ConfIgualLJ2P

A abertura contou com a apresentação de vídeo homenageando mãe Mukumby, referência na luta pela igualdade racial, falecida neste ano. Também contou com a presença da Associação de Ogans de Londrina; do professor e músico Joaquim Braga que interpretou Sinhá de Chico Buarque; do presidente do Conselho, José Mendes de Souza e também do promotor de Justiça, Paulo Tavares, da área dos direitos constitucionais, saúde pública e saúde do trabalhador e coordenador do grupo de trabalho de combate ao racismo. A palestra de abertura, com o tema “Contexto Atual das Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, foi ministrada por Graziela Cristina Gonçalves, gestora de Promoção da Igualdade Racial de Itajaí/SC desde 2009.

ConfIgualLJ3P

O vice-prefeito Guto Bellusci destacou que a administração vem tomando atitudes para combater o racismo. “Na Prefeitura temos trabalhado com o intuito de implantarmos políticas públicas para acabar com a desigualdade. Londrina deve ser uma cidade exemplo. Temos que criar condições para os nossos filhos, netos, lutando contra a miséria e a ignorância. A Prefeitura está aberta para campanhas que tenham esse objetivo, não só em épocas especiais, mas o ano inteiro.”
Paulo Tavares destacou que cada um precisa enfrentar a guerra contra o racismo. Ele disse que o Ministério Público juntamente com várias instituições criaram o GT racismo (um grupo de trabalho) para atuar no combate ao racismo e para isso escolheram três eixos: educação, saúde e segurança. “Não seremos um país justo, livre e solidário se continuarmos convivendo com o racismo institucional. Precisamos juntos enfrentar essa realidade.”

José Mendes de Souza lembrou a pluralidade de vozes representadas por meio da Conferência, e como a bagagem cultural em relação ao racismo pode ser prejudicial. “Na Conferência da Igualdade Racial, se vê a diversidade existente. É uma batalha e não é uma luta fácil. O que impede de sermos tratados de igual para igual, é o racismo institucional. Muitos funcionários acabam levando para o trabalho todo o preconceito cultural que carregam. Quero que me tratem como igual formando um país em que todos sejam respeitados.”

Segundo a gestora municipal de Promoção de Igualdade Racial, Sandra Rocha, a Conferência analisou diversas propostas de ações para implantar uma política pública em Londrina. “Nós elegemos as propostas prioritárias. Agora vamos nos articular e criar um plano municipal de Promoção da Igualdade Racial. Montaremos um grupo multidisciplinar para compreender a realidade e as necessidades que englobam as mais variadas áreas, como saúde, lazer e educação, para montarmos um plano bem completo.”

Sandra explicou que a Conferência atingiu o seu objetivo. “Nós avaliamos e reformulamos o que já havia de propostas, além de trazer coisas novas. Sabemos que precisamos de condições para realizar um bom trabalho. A criação de um órgão municipal que centralize as ações na área de Promoção de Igualdade Racial pode ser um caminho. Juntos vamos trabalhar para a implantação de políticas públicas.”

ConfIgualLJ4P
Fotos: Luiz Jacobs

Fonte: Londrina

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=