Conferência nacional discute igualdade dos povos

– Fonte: Gazeta Web-

Thinkstock/Getty Images

Evento foi construído com as demandas das conferências municipais e regionais

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) participa no período de 25 a 28 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de ampliar o diálogo, e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial.

Segundo a gerente de Educação Étnico-Racial e de Gênero da SEE, e uma das delegadas representantes de Alagoas na II Conapir, Irani da Silva Neves, Alagoas levará 135 delegados para participar desta conferência. “Teremos representantes da sociedade civil, das comunidades de terreiro, quilombola e indígena. Além desses segmentos, participarão também representantes do governo estadual, dos municípios e alguns parlamentares do Estado”, disse.

Irani Neves ressalta que todos os estados da federação participarão do evento. Segundo ela, ao todo, deverão participar cerca de 1.326 delegados e 200 convidados.

“Além da educação estadual, participarão também um representante do Instituto de Terras do Estado de Alagoas (Iteral) e um da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos”, lembrou a gerente.

Pelo regimento da conferência nacional o Estado participante pode apresentar cinco propostas. Todas elas são oriundas das conferências municipais e da conferência estadual.

Sobre a educação, a representante da SEE vai apresentar a necessidade de se garantir a educação básica para todas as comunidades quilombolas e indígenas com acesso à Inclusão Digital.

Outra reivindicação da pasta de Educação será a garantia de espaço para a temática étnico-racial nos meios de comunicação públicos e privados. “Também, a formação continuada para gestores e professores das escolas públicas do sistema do ensino estão inseridas nos pleitos de Alagoas”, acrescenta Irani Neves.

A gerente assegura que nesta conferência deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor. “Será um momento de consolidação da promoção da igualdade racial enquanto política permanente de Estado, que perdure para além do atual governo, até que seja alcançado o equilíbrio nas relações étnicas em nossa sociedade”, anseia.

Matéria origianl: Conferência nacional discute igualdade dos povos

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

A fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira – Roberto Da Matta

Alguns trechos para reflexão: O racismo contido na "fábula das...

Lei de cotas no serviço público entra em vigor nesta terça-feira

Medida sancionada por Dilma foi publicada no Diário Oficial...

Lugar de negro é onde ele quiser

Quando se pensa em políticas públicas para os negros...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=