Conferência nacional discute igualdade dos povos

– Fonte: Gazeta Web-

Thinkstock/Getty Images

Evento foi construído com as demandas das conferências municipais e regionais

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) participa no período de 25 a 28 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de ampliar o diálogo, e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial.

Segundo a gerente de Educação Étnico-Racial e de Gênero da SEE, e uma das delegadas representantes de Alagoas na II Conapir, Irani da Silva Neves, Alagoas levará 135 delegados para participar desta conferência. “Teremos representantes da sociedade civil, das comunidades de terreiro, quilombola e indígena. Além desses segmentos, participarão também representantes do governo estadual, dos municípios e alguns parlamentares do Estado”, disse.

Irani Neves ressalta que todos os estados da federação participarão do evento. Segundo ela, ao todo, deverão participar cerca de 1.326 delegados e 200 convidados.

“Além da educação estadual, participarão também um representante do Instituto de Terras do Estado de Alagoas (Iteral) e um da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos”, lembrou a gerente.

Pelo regimento da conferência nacional o Estado participante pode apresentar cinco propostas. Todas elas são oriundas das conferências municipais e da conferência estadual.

Sobre a educação, a representante da SEE vai apresentar a necessidade de se garantir a educação básica para todas as comunidades quilombolas e indígenas com acesso à Inclusão Digital.

Outra reivindicação da pasta de Educação será a garantia de espaço para a temática étnico-racial nos meios de comunicação públicos e privados. “Também, a formação continuada para gestores e professores das escolas públicas do sistema do ensino estão inseridas nos pleitos de Alagoas”, acrescenta Irani Neves.

A gerente assegura que nesta conferência deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor. “Será um momento de consolidação da promoção da igualdade racial enquanto política permanente de Estado, que perdure para além do atual governo, até que seja alcançado o equilíbrio nas relações étnicas em nossa sociedade”, anseia.

Matéria origianl: Conferência nacional discute igualdade dos povos

+ sobre o tema

Aula Pública: Racismo e Violência contra população negra

Aula Pública: Racismo e Violência contra população negra Superar o...

Racismo sem querer

Tirinhas ácidas sobre o racismo do Quadrinhos Ácidos! por Pedro Leite   Pedro Leite é...

IDADE PENAL: A sociedade e as lógicas da criminalidade – por Suzana Varjão*

“Criava-se uma geração de predadores que iria aterrorizar São...

Crimes raciais são 68% dos casos em delegacia especializada em SP

Representatividade desses crimes cresce há três anos no Decradi,...

para lembrar

Obama emociona público ao cantar ‘Amazing Grace’ em funeral em Charleston

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez um...

Carrefour quer censurar livro que analisa casos de racismo na rede

O livro “Caso Carrefour, Segurança Privada e Racismo: Lições...

Racismo pode comprometer Copa de 2018 na Rússia

Por Ariel Cristina Borges e Vinícius Mathias ...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=