Conheça as três jovens negras selecionadas pelo Instituto Global Attitude para representar o Brasil no Youth 20 Itália

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Evento vai ocorrer por transmissão online entre 19 e 23 de julho; as três jovens selecionadas terão a missão de representar o país nos debates

O Instituto Global Attitude selecionou três jovens negras brasileiras para o encontro do Youth 20 (Y20) Itália, a ser transmitido online a partir de Milão entre os dias 19 e 23 de julho. Amanda Costa, Juliana Degani e Lara Martins terão a missão de representar o Brasil nos debates de temáticas internacionais. O encontro precede a reunião do G20, que vai acontecer nos dias 30 a 31 de outubro deste ano. 

O Y20 (Youth 20) é um evento que reúne delegados da União Europeia e dos 19 países com as maiores economias do mundo, fazendo com que os jovens discutam questões globais e proponham soluções a líderes mundiais. Os resultados da reunião serão expostos aos líderes do G20, que levarão em conta a perspectiva da juventude nas discussões. 

Este ano, os temas debatidos no evento serão: Inovação, Futuro do Trabalho e Digitalização, Inclusão e Sustentabilidade, Mudança Climática e Meio Ambiente. Diante dos debates sobre inclusão e protagonismo das pessoas negras na sociedade, o Instituto Global Attitude selecionou três jovens negras  para representarem o Brasil e trazer mais diversidade para a cúpula. 

“A importância da delegação brasileira 2021 do Y20 Itália ser constituída por três jovens mulheres pretas é imensurável. Historicamente, os espaços de decisão são excludentes com mulheres, pessoas pretas e jovens. Poder ocupar esses espaços possui um caráter representativo extremamente positivo, de mostrar para outras jovens pretas de que é possível estar presente e ser promotora de mudança e alterar a dinâmica própria desses espaços, democratizando-os “, diz Juliana Degani, graduanda em relações internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). 

Juliana Degani (Foto: Enviada ao Portal Geledés)

Já Amanda Costa, que é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi , acredita que a sua participação também será importantíssima para abrir portas para outras pessoas pretas também poderem participar desse tipo de evento. “Ter três mulheres pretas representando o Brasil no evento mostra, primeiramente, um alinhamento entre discurso e prática e, além disso, ocupar um espaço de protagonismo e liderança que por séculos foi negado para a juventude preta e periférica. O momento é de apresentar uma contra-narrativa para um sistema de exploração, de exclusão, de subalternidade, que muitas das vezes é decretado para as pessoas negras. Então, além da inspiração e da representatividade, a Juliana, a Lara e eu, temos uma visão real do Brasil a partir das nossas perspectivas como mulheres pretas, que muita das vezes são invisibilizadas dentro de todos esses contextos”, afirma. 

Amanda Costa (Foto: Enviada ao Portal Geledés)

Por fim, Lara Martins, que é especialista em Gerenciamento de Projetos pela Escola de Negócios da PUC-Rio e formada em Comunicação Social com habilidade em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade, acredita que a diversidade é a chave para compreender a importância do evento. “Representação da realidade do Brasil, esse é o intuito. Observando as outras delegações não vemos muita diversidade. É verdade que a maioria das delegadas são femininas, porém já identificamos muitos dos privilégios que tentamos combater aqui no Brasil”, conclui. 

Lara Martins (Foto: Enviada ao Portal Geledés)

Sobre o Instituto Global Attitude

O Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede em São Paulo, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizações, empresas e governos na promoção de cooperação internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo. Participa, atualmente, de conferências internacionais por meio do braço Diplomacia Civil e de projetos educacionais com empresas e entidades públicas.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Preta, pretinha, não liga para o que dizem essas pessoas e só abaixe a sua cabeça, quando for para colocar a coroa.¹

Recentemente o Instituto da Mulher Negra – Geledés, realizou a pesquisa “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: O aprofundamento das desigualdades”....

Animação debate proteção de jovens negras em meio a discursos perigosos na rede

As agressões na vida de jovens negras estão presentes nos espaços escolares e, ao longo dos últimos anos, se estenderam ao ambiente on-line, evidenciando...
-+=