Conselho Curador da EBC define lista de novos integrantes

Pela Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne-se nesta terça-feira (11 de maio) para definir uma lista com indicações de novos integrantes. Esta lista será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que definirá três novos membros do conselho a partir dos nomes apresentados. Entre a/os candidata/os às vagas estão Jacira Silva e Nilza Iraci, presidenta do Geledés – Instituto da Mulher Negra e uma das coordenadoras da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras.

Mulheres negras, jornalistas e ativistas, elas foram indicadas por entidades negras, feministas e do campo da democratização da comunicação. Representam uma articulação nacional que pretende garantir a diversidade de gênero e étnico-racial no âmbito de uma empresa pública de comunicação. Diversidade na contratação de empregados e produtores independentes, na capacitação de profissionais, na elaboração de pautas e veiculação de programas para televisão, rádio e internet.

O Conselho Curador, composto por 22 membros, é justamente o órgão responsável pelo cumprimento dos princípios e objetivos da EBC, peça-chave do sistema público de comunicação previsto no artigo 223 da Constituição Federal de 1988. A primeira consulta pública do conselho revelou, portanto, o interesse do movimento social negro e feminista em comprometer este sistema com o combate ao racismo, machismo e homofobia.
A participação das mulheres negras na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009, mostrou que, além de representar uma importante parcela da sociedade, elas estão preparadas para a formulação e fiscalização de políticas públicas nesta área. Podem contribuir para que a Empresa Brasil de Comunicação avance ainda mais na promoção da igualdade racial e de gênero.

A EBC tem demonstrado abertura para as demandas da população afrodescendente, com programas e reportagens sobre a cultura negra e africana. Esta atuação pode ser ampliada com o cumprimento de propostas aprovadas na Confecom, tais como censo étnico-racial, de gênero e orientação sexual nas redações e editais específicos para produtores independentes negros.

A presença das candidatas negras no Conselho Curador é uma forma da EBC mostrar compromisso em continuar esse diálogo com a sociedade brasileira e, particularmente, com a população negra. O preconceito e exclusão vivenciados em áreas como saúde e educação também são verificados no campo da comunicação e resta à uma empresa pública o dever de superá-los.

Observação: Para conferir a lista de indicados pela sociedade civil às vagas no Conselho Curador da EBC, juntamente com as entidades que se habilitaram para a consulta pública

{rsfiles path=”Resultado_Consultoria_Publica_Conselho_Curador_01_2010.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=