Conselhos Estaduais são cobrados sobre racismo de Lobato

Brasília – Embora até o momento apenas o Conselho Nacional de Educação tenha se posicionado, a representação que pede um posicionamento a respeito dos termos declaradamente racistas contidos no livro “Caçadas de Pedrinho”, do escritor Monteiro Lobato, foi encaminhada aos Conselhos Estaduais da Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal pela Ouvidoria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Segundo o Ouvidor, Humberto Adami – que tomou a iniciativa em atenção a uma queixa do professor Antonio Gomes da Costa Neto, mestrando da Universidade de Brasília (UnB) – os Conselhos Estaduais da Educação também deverão e posicionar sobre o fato e definir se o livro pode continuar sendo distribuido nas Escolas sem ressalvas ou Notas Explicativas.

“Tenho informações que o Conselho Estadual do Distrito Federal deverá se manifestar nos próximos dias. Os dos demais Estados também deverão fazê-lo porque a Ouvidoria encaminhou a representação, pedindo posicionamento a todos”, afirmou.

Os Conselhos previstos em Lei e nas Constituições dos Estados e do Distrito Federal tem funções normativas, deliberativas e consultivas. São por definição autônomos e se prestam a esclarecimento de propostas. Se manifestam sempre através de Pareceres, Indicações e Deliberações, sobre as diretrizes da política Educacional dos Estados.

CNE reafirma posição

Em artigo publicado na seção Tendências e Debates do Jornal Folha de S. Paulo, edição desta quinta-feira (25/11), os professores Antonio Carlos Ronca, Francisco Cordão e Nilma Gomes – respectivamente, presidente do Conselho Nacional de Educação, presidente da Câmara Educação Básica do CNE e relatora – reiteram a defesa do Parecer 15/2010, que recomenda que o livro não seja incluído no Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e, em isso ocorrendo, as editoras sejam obrigadas a acrescentar Nota Explicativa.

“O CNE entende que uma sociedade democrática deve proteger o direito de liberdade de expressão e, nesse sentido, não cabe veto à circulação de nenhuma obra literária e artística. Porém, essa mesma sociedade deve também garantir o direito à não discriminação, nos termos constitucionais”, afirmam.

O ministro da Educação Fernando Haddad, contudo, disse não ter visto racismo em expressões utilizadas no livro, e anunciou que aguardará o prazo de trinta dias para recursos. Adiantou, porém, que não homologará o Parecer, passo necessário para que seja acatado. “Pessoalmente, não vejo racismo”, limitou-se a dizer.

Posição delicada

Entretanto, ao pedir a revisão do Parecer, o ministro acabou ficando numa situação delicada, porque desautoriza Nota Técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do próprio MEC.

Na Nota a Secad afirma que a obra só deve ser usada “quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil”.

O livro de Lobato, que era um notório adepto da Eugenia (termo criado por Francis Galton, para designar a pureza racial que desembocou no nazismoda) foi publicado em 1.933, e relata uma aventura do Sítio do Picapau Amarelo na procura de uma onça pintada. Tia Nastácia, a personagem, é associada a animais como o urubu e o macaco.

Lobato e a Eugenia

Entre os trechos do livro há as seguintes citações sobre Tia Nastácia. “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Ou então: “Não é à toa que os macacos se parecem tanto com o homens. Só dizem bobagens”. Também há o uso farto de termos depreciativos como “macaca de carvão”, “carne preta”, “urubu fedorento”, entre outros.

Segundo a legislação em vigor obras distribuídas à rede escolar não podem ter referências homofóbicas ou racistas. Também é prevista a possibilidade de recurso caso uma obra seja vetada.

As decisões no âmbito administrativo não impedem recursos judiciais, em um segundo momento para a preservação das garantias previstas em lei.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

A figura do negro em Monteiro Lobato – por Marisa Lajolo

Para Octávio Ianni Resumo Este artigo analisa diferentes e contraditórias representações...

‘Pratica censura quem não quer discutir o racismo em Lobato’

Humberto Adami, membro do Iara, graduado em Direito pela...

Lobato e racismo – Por: Carlos Alberto Medeiros

A discussão avançou tanto que vale a pena recapitular...

Tia Nastácia: o STF julga, dia 15, livro de Monteiro Lobato

O plenário do STF julga agora, dia 15, um...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=