Convite à I Blogagem Coletiva 25 de julho, Dia da mulher afro-latina-americana e caribenha

Mulheres negras de todos os cantos do Brasil, no dia 25 de julho, próxima quinta-feira, comemoramos o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Essa data foi criada em 1992, após o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Este dia, mais do que celebrar nossa existência, é um modo de lembrar e de consolidar a luta e a resistência histórica da mulher negra, que continua, majoritariamente, ocupando os espaços mais marginalizados na nossa sociedade racista e machista.

De escravizada a empregada doméstica, de escravizada a “mulata tipo exportação”, sofremos e continuamos sofrendo um duro processo de invisibilidade – e a visibilidade, muitas vezes, só ocorre a partir hiperssexualização de nossos corpos -, de apagamento da nossa existência, na medida em que, antes de sermos lembradas, ouvidas e valorizadas, somos sempre as primeiras a serem esquecidas e desprezadas, seja na realidade de todo o dia, seja até mesmo em alguns espaços feministas. Se somos lembradas, é antes pelo corpo do que pelo o que somos; é antes pela nossa suposta “inferioridade” do que por nossa luta e resistência; é antes pelo nosso cabelo “duro” e “feio” do que por nossa busca incessante de consolidarmos a nossa identidade; é antes pelo o que falam da gente do que pelo o que nós, mulheres negras, falamos.

Não temos um espaço reservado a nós na sociedade: nós precisamos ocupar todos eles. Da afirmação de um cabelo afro ao orgulho da nossa cor, somos não apenas mulheres, mas mulheres negras que lutam e resistem diariamente ao machismo e ao racismo, que juntos nos oprimem, nos invisibilizam e tentam nos silenciar. Tentam, porque na verdade não conseguem.

É contra esse processo de invisibilidade e essa tentativa de silenciamento, que eu, enquanto mulher negra e em nome das Blogueiras Negras, convoco a todas as pretas desse país a tomarem voz, no dia 25 de julho, nosso dia, para mais do que nunca levantarmos e evidenciarmos as nossas experiências, as nossas demandas e, sobretudo, a nossa incansável luta por respeito, por dignidade e por afirmação de uma identidade que, de maneira alguma, deve ser violada, dilacerada e diminuída. É porque somos mulheres negras guerreiras e orgulhosas de nossa afrodescendência, de nossa cor, nosso cabelo, nossos traços, é que devemos levantar a nossa voz contra a opressão machista e racista que cotidianamente tenta acabar com a nossa autoestima, com os nossos desejos, com a nossa vida, mas que, na verdade, nos tornam mais fortes e resistentes, pois não abaixaremos a cabeça, não pediremos “com licença” para ocupar os espaços e, principalmente, não nos calaremos, porque a nossa luta é todo dia. Nós, mulheres negras, precisamos sempre falar dela, porque se não formos nós e se não for agora, quem será e quando? Por isso, ficam as seguintes questões:

O que é ser uma mulher negra pra você? O que temos para falar de nós, no nosso dia, da nossa vida, da nossa experiência, da nossa luta?

Pretas desse Brasil, uni-vos! Todas estão convidadas a responder isso participando da BLOGAGEM COLETIVA DO DIA MULHER AFRO-LATINO-AMERICANA E CARIBENHA, no dia 25 de julho!

Para encerrar, cito Sueli Carneiro, citação que, acredito eu, desvela o desejo mais profundo da maioria de nós:

“A utopia que hoje perseguimos consiste em buscar um atalho entre uma negritude redutora da dimensão humana e a universalidade ocidental hegemônica que anula a diversidade. Ser negro sem ser somente negro, ser mulher sem ser somente mulher, ser mulher negra sem ser somente mulher negra. Alcançar a igualdade de direitos é converter-se em um ser humano pleno e cheio de possibilidades e oportunidades para além de sua condição de raça e de gênero. Esse é o sentido final dessa luta.” (In: “Enegrecer o feminismo: A situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero”)


O convite para a I Blogagem Coletiva 25 de julho, organizada pelas Blogueiras Negras, foi gentilmente escrita por Fernanda Sousa, estudante de Letras (FFLCH-USP), mulher negra, feminista e vegetariana.

 

 

Fonte: Blogueiras Negras

+ sobre o tema

Tiger Woods fala hoje pela1ª vez sobre escândalo

O norte-americano Tiger Woods, principal nome do golfe na...

Brasil é o sétimo país com mais jovens assassinados no mundo

São quase 60 mortes para cada 100 mil habitantes,...

Carlinhos Brown no CD oficial da Copa

Carlinhos Brown vai representar o Brasil no CD "2010...

Certas coisas são inexplicáveis

Deve ser fácil explicar para uma criança quando o...

para lembrar

Transexuais são constrangidas ao usar banheiro de shopping em SP

Sete seguranças formaram um corredor na porta do banheiro...

Proteção para mulheres vítimas de violência é lenta em BH

Pedidos de medidas protetivas passam de 6 mil este...

Ao sambódromo, sem silicone

No Rio, acaba de acontecer um fato surpreendente:...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=