COPENE reuniu intelectuais negros

                                                       
Rio
– O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), terminou nesta quinta-feira (29/07), após quatro dias intensos de seminários, mesas redondas, apresentações de pôsteres, oficinas e mini-cursos acerca do tema da diáspora africana.

O melhor saldo, segundo a organização, foi a presença maciça de pesquisadores, militantes e estudantes da temática negra. Mais de mil pessoas de todo o país e outros países da diáspora africana participaram do evento, discutindo e dialogando sobre propostas e experiências no campo científico e artístico.

O VI Copene conseguiu concretizar uma pauta que há muito tempo vem sendo lutada, que é justamente promover essa interlocução entre negras e negros na academia nacional e internacional, a fim de elaborar propostas para lidar com suas dificuldades nesse ambiente, bem como traçar táticas e estratégias para a luta anti-racista.

O Congresso contou com aproximadamente 800 inscrições, 1000 ouvintes, 77 coordenadores dos 23 eixos, 11 mesas redondas 42 posters, 5 painéis e 6 sessões Especiais. A programação cultural contou com uma leitura dramática de Cidinha da Silva por Iléia Ferraz e grande Elenco, duas rodas de samba, show da banda Caixa Preta, lançamento de livros, exposição de quadros e projeção de fotos.

Fonte: Afropress 

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=