Correção do primeiro dia de provas do Enem 2009

O grau de dificuldade das provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5), foi maior do que o da prova que vazou em outubro, segundo avaliação dos professores de cursinhos.

 

Na opinião do coordenador-geral do Curso Anglo, Nicolau Marmo, a prova pediu mais conteúdo e, por isso, estava mais difícil. No entanto, os tópicos não foram abrangentes. “A prova não serve nem para avaliar o ensino médio nem para selecionar candidatos para universidades federais”, afirma. “Havia ainda questões com enunciados muito longos, mas desnecessários para responder às questões.”

Para Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que oferece cursos para alunos de baixa renda, a prova realizada neste sábado cobrava muito mais conteúdo do que habilidades. “Havia questões mais específicas. Com a prova mais difícil, saem prejudicados os alunos de escola pública, que acabam aprendendo menos conteúdo.”

 

Segundo ele, na prova que vazou havia uma questão de eletricidade que pedia para o candidato avaliar o preço da conta de luz. Na prova deste sábado, a questão de eletricidade sobre isso pedia conceitos de corrente.

 

“O objetivo do Enem é avaliar habilidades e induzir mudanças no ensino médio. Desse jeito, com a prova mais difícil, só irá manter o abismo entre os estudantes da rede pública e privada.”

 

No domingo, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.

 

Confira a correção das provas do primeiro dia do Enem 2009
Resolução elaborada pelos professores do Curso Anglo
Ciências da natureza e suas tecnologias Ciências humanas e suas tecnologias
Questão 1 Questão 24 Questão 46 Questão 69
Questão 2 Questão 25 Questão 47 Questão 70
Questão 3 Questão 26 Questão 48 Questão 71
Questão 4 Questão 27 Questão 49 Questão 72
Questão 5 Questão 28 Questão 50 Questão 73
Questão 6 Questão 29 Questão 51 Questão 74
Questão 7 Questão 30 Questão 52 Questão 75
Questão 8 Questão 31 Questão 53 Questão 76
Questão 9 Questão 32 Questão 54 Questão 77
Questão 10 Questão 33 Questão 55 Questão 78
Questão 11 Questão 34 Questão 56 Questão 79
Questão 12 Questão 35 Questão 57 Questão 80
Questão 13 Questão 36 Questão 58 Questão 81
Questão 14 Questão 37 Questão 59 Questão 82
Questão 15 Questão 38 Questão 60 Questão 83
Questão 16 Questão 39 Questão 61 Questão 84
Questão 17 Questão 40 Questão 62 Questão 85
Questão 18 Questão 41 Questão 63 Questão 86
Questão 19 Questão 42 Questão 64 Questão 87
Questão 20 Questão 43 Questão 65 Questão 88
Questão 21 Questão 44 Questão 66 Questão 89
Questão 22 Questão 45 Questão 67 Questão 90
Questão 23 Questão 68

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

100 anos de Zé Ketti vive! show presencial

Unido pelo samba da Portela e Mangueira há 35...

Lobato, os jecas e a questão racial no pensamento social brasileiro

Por: Ricardo Augusto dos Santos Este texto narra a construção...

Fraude nas Cotas: a culpa é de quem?

As ações afirmativas estão, sem dúvidas, entre as maiores...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=