Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

Enviado por / FonteUOL, por Gabriel Tavares

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou hoje a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante).

O que aconteceu:

Foram cinco votos a favor e uma abstenção para cassar o mandato do parlamentar. Os membros do colegiado se reuniram para analisar o parecer do relator, Marlon Luz (MDB), que pedia a cassação de Camilo.

A abstenção foi do vereador Sansão Pereira (Republicanos). Além dele e do relator, a Corregedoria é composta pelos vereadores Alessandro Guedes (PT), Aurélio Nomura (PSDB), Danilo do Posto de Saúde (Podemos), Silvia da Bancada Feminista (PSOL). Por fim, Rubinho Nunes (União Brasil) preside o colegiado.

Camilo Cristófaro não esteve presente na sessão, nem seus representantes. A secretaria da Corregedoria agora irá intimá-lo sobre o resultado da votação.

Antes de seguir para votação no plenário da Câmara, o processo passará pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Logo após a proclamação do resultado favorável à cassação, houve bate-boca entre o público presente. Algumas pessoas começaram a gritar o nome de Camilo, enquanto outras responderam com gritos de “fora, racistas”.

O UOL procurou o vereador para saber se ele desejava se manifestar sobre a decisão da Corregedoria, mas ainda não houve resposta.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...