Corregedoria prende oito PMs para investigar morte de homem em SP

Corporação anunciou instauração de inquérito nesta quinta-feira.
Homem foi encontrado morto em 10 de abril pouco após ser abordado.


A Corregedoria da Polícia Militar confirmou nesta quinta-feira (21) a prisão de oito policiais militares da 1ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar durante o inquérito que investiga a morte de um homem na madrugada de 10 de abril, na Zona Norte de São Paulo. O corpo foi encontrado durante a madrugada. O homem morto era uma das quatro pessoas abordadas por volta das 20h50 do dia 9 por PMs da mesma companhia.

A Corregedoria da PM anunciou no início da noite desta quinta-feira a abertura do inquérito policial militar para investigar a morte. Os soldados foram presos pouco tempo depois. Segundo o porta-voz da PM, capitão Emerson Massera, todos os presos estavam em serviço na noite em que o homem foi morto. Segundo Massera pode haver novas prisões nas próximas horas.

Os soldados presos são integrantes das duas equipes que atenderam a ocorrência. Mas há também integrantes do corpo administrativo, que estavam dentro da unidade no dia do incidente sob investigação. “Todas as prisões foram feitas com base em indícios”, disse Massera.

Os oito soldados ficarão presos administrativamente no prédio da corregedoria, na Zona Norte de São Paulo, durante cinco dias. Segundo Massera, as investigações podem levar ao pedido de prisão temporária dos suspeitos.

A corregedoria pede apoio de eventuais testemunhas que tenham visto ou filmado a morte do homem. Em nota, o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, informou que “determinou que as polícias Militar e Civil façam a mais rigorosa apuração dos fatos, na esfera administrativa e na esfera penal.” E conclui: ” A Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo não compactua com este tipo de procedimento, que considera abominável.”

O corpo da vítima foi encontrado por volta da 0h do dia 10 na esquina da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Brás Leme, na Zona Norte de São Paulo. Poucas horas antes, por volta das 20h50 do dia 9, a vítima estava entre quatro pessoas abordadas por PMs, chamada para apartar uma briga provocada por suposto roubo de bicicleta na esquina da Rua Maria Curupati com a Avenida Casa Verde, também na Zona Norte.

“Estas pessoas teriam sido levadas até uma companhia da Polícia Militar. Foi feito um boletim de ocorrência da PM. Os fatos não foram apresentados no distrito policial e as pessoas foram liberadas em seguida”, disse o porta-voz da corregedoria da PM, major Reinaldo Zychan. “Ocorre que por volta da meia-noite, uma das pessoas envolvida na ocorrência foi localizada morta por outra guarnição (equipe) da PM da mesma companhia. “

Segundo o major, diante da notícia de que os fatos teriam ocorrido de forma ilegal e que a atuação dos policiais teria se dado de forma criminosa, imediatamente a PM por meio de seu comando determinou uma série de medidas apuratórias. Foi instaurado inquérito policial militar e os policiais militares que estavam em serviço naquela noite estão sendo levados à corregedoria.

“O que é preciso deixar bem claro é que a PM não compactua com esse tipo de procedimento. A PM se pauta pela legalidade e pelo respeito aos direitos humanos. Inclusive solicitamos que se alguém tiver informação ou imagem que possa auxiliar, que traga à corregedoria”.

A corregedoria não sabe informar ainda a causa da morte do homem encontrado.

 

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=