A corrupção como interprete da realidade racial brasileira

Uma verdade deve ser lançada aqui antes de tudo: a corrupção não é questão central; o principal problema do país é a desigualdade social e a dimensão racista desse processo. É o racismo que institui o país mutilado no qual milhões são estrangeiros e/ou estão fora da cidadania regulada. Somos mais de cem milhões de negros (as); aloja-se aí, na assimetria entre o contingente extraordinário desse segmento e as suas péssimas condições materiais e imateriais, a dimensão mais perversa da exclusão brasileira.

Por Fausto Antonio Do Vermelho

Reprodução/ YouTube

Outra verdade ululante é que a corrupção estrutural e a conjuntural têm, no centro como corruptos e corruptores, os empresários e suas empresas. Não é por outra razão que negros (as), índios (as) e pobres estão fora da corrupção conjuntural (feita pelos governos) e sobretudo da estrutural (poder e/ou feita pelos ricos brancos). É a política, compreendida como arranjo e método de organização da sociedade brasileira, que instituir e alimenta a corrupção. Não é o político, como querem os ingênuos ou manipulados pela imprensa branca, o pilar ou motor central do processo.

Do ponto de vista da realidade atual, reduzida ao debate da corrupção seletiva e conjuntural, é necessário discernir entre a existência da corrupção estrutural, que tem raiz na sociedade patriarcal, capitalista e racista brasileira, e a corrupção conjuntural, que se limita a períodos ou intervalos de governos.

A corrupção conjuntural só tem validade para a compreensão da realidade brasileira se tomada de modo relacional. Ela tem um valor contingente, isto é, dado por certos eventos, que são facilmente localizados no tempo e no espaço. A estrutural, por sua vez, tem autonomia de existência no que toca aos eventos governamentais, que são cíclicos. A corrupção estrutural tem, podemos dizer assim, autonomia dos governos, pois se aloja na base material e ideológica do poder e nas estruturas aprovadas juridicamente pelo sistema capitalista. Os sistemas de poder, a base material e ideológica da sociedade, têm endereços, pessoas físicas e jurídicas precisas. Sendo assim, é fácil localizá-los nos sistemas financeiro, econômico, parlamentar, jurídico, militar, policial e de comunicação.

A certidão expedida pela tríade Cunha – Aécio-Temer pode revelar a idade estrutural da corrupção. Neste caso, é preciso considerar conjuntamente a JBS como um padrão de institucionalização, uma regra no processo de acúmulo de capital trivialmente presente na consolidação e hegemonização de empresas na sociedade brasileira e no capitalismo. O modo operandi das empresas passa inevitavelmente pela ilegalidade consentida (legalizada) pelo capital e seu aparato jurídico institucional.

Em outras palavras, as grandes empresas brasileiras apresentam, a despeito dos discursos ideológicos de enriquecimento pela via do trabalho, o acúmulo de capital através da apropriação indevida e sem custo de terras, de empréstimos vultosos ofertados discriminatoriamente pelo sistema bancário e de contratos e licitações fraudulentas. A manipulação e a impunidade e/ou punição relativa da JBS são o modo operandi do capitalismo; as punições são peças do capital e não punição às pessoas físicas e jurídicas; a punição se dá numa medida e numa extensão com vista a normatizar o crime e/ou reduzi-lo ao jogo do dinheiro em estado puro e percentualmente selado pela moral do sistema financeiro. As empresas pagam bilhões e recuperam, no jogo espúrio do mercado financeiro, trilhões

A corrupção conjuntural pede o contexto; a estrutural percorre e é todos os contextos. A conexão entre o conjuntural e o estrutural é dada, em parte, pelos eventos da luta pela condução dos governos nos últimos 15 anos; mas sua certidão (DNA/medula branca) é histórica.

Fausto Antonio é escritor negro-brasileiro e professor da UNILAB – Malês – Bahia

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: “A verdadeira corrupção é a do mercado”

Em setembro, o sociólogo lança novo livro em que...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=