COTAS RACIAIS: Thomaz Bastos sai em defesa de política na conferência da OAB

 

Curitiba (PR), 24/11/2011 – O membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, saiu hoje (24) em defesa da adoção da política de cotas raciais nas unidades de ensino superior do País em painel realizado na programação da XXI Conferência Nacional dos Advogados, no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba. Para o renomado advogado, a adoção dessa política se faz necessária para corrigir desvios históricos cometidos no passado, especialmente com os negros. “Trata-se do resgate de uma condição histórica”.

O tema foi debatido por Thomaz Bastos com o senador Demostenes Torres (DEM-GO), que defende a implantação no país das cotas sociais ao invés das raciais. Thomaz Bastos ainda relatou durante o painel os argumentos que utilizou em prol da política de reserva de vagas para negros, quando atuou como defensor da Universidade de Brasília (UnB) na ação ajuizada pelo Partido Democratas no Supremo Tribunal Federal, que arguiu a inconstitucionalidade da medida. O painel foi aberto pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.

O ex-ministro apresentou o caso da UnB, que adota as cotas para negros e índios desde 2004, acrescentando que a universidade é um espaço de formação de profissionais de maioria esmagadoramente branca. “Ao manter apenas um segmento étnico na construção do pensamento dos problemas nacionais, a oferta de soluções se torna limitada”, afirmou.

Na Conferência, Thomaz Bastos ainda destacou a diferenciação que se percebe na advocacia desde à época em que presidiu o Conselho Federal da OAB (de abril de 1987 a abril de 1989) até os dias atuais. Segundo ele, a advocacia hoje não se restringe mais à prática da profissão. “O advogado hoje funciona como a voz da cidadania, a única voz que temos para denunciar desmandos e atos de irregularidade neste país”.

Referência: Cotas raciais: Thomaz Bastos sai em defesa de política na Conferência da OAB. Disponível em: http://www.oab.org.br/Noticia/23160.

 

 

Fonte: Lista Racial

 

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Comissão do Senado aprova cotas para negros em concursos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do...

Ações afirmativas deixarão Defensoria Pública mais democrática

Por Rafael Custódio, Sheila de Carvalho, Silvio Luiz de Almeida e Daniel Teixeira Nesta quinta-feira (23/10),...

Cotas e políticas públicas

Políticas de ação afirmativas, dentre elas as cotas, têm...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=