CPI da Violência contra Jovens Negros vai promover audiências nos Estados

Objetivo é levantar diagnósticos, informações e diligências para auxiliar os trabalhos da comissão

Do D24am

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os casos de violência contra jovens, negros e pobres vai promover audiências públicas nos Estados para levantar diagnósticos, informações, oitivas e diligências para auxiliar os trabalhos da comissão.

Na reunião do último dia 30, os parlamentares receberam o plano de trabalho da comissão. A comissão se reúne novamente, no dia 8 de abril, para aprovar o plano de trabalho apresentado pela relatora, deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ).

Rosângela Gomes afirmou que a CPI vai aos Estados para poder compor um relatório mais consistente. “Eu acho importante irmos aos Estados, ouvirmos a sociedade. A lei é boa, a norma é boa, quando ouvimos as pessoas. Senão produziremos um material irrelevante para a sociedade”.

A relatora sugeriu que a comissão ouça representantes do governo ligados à defesa dos direitos humanos, além de vítimas e criminosos para traçar um perfil mais preciso sobre esse tipo de violência no Brasil.

O presidente da CPI, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que, ao final dos trabalhos, a comissão deve apresentar sugestões para enfrentamento da violência no Brasil. “Nós não podemos aceitar o que está acontecendo hoje, são quase 60 mil mortes por ano, sendo 92% do sexo masculino e 77 % negros e pobres. Nós estamos vivendo um genocídio e, portanto, é importante termos ações bem específicas, bem focalizadas para combater essa violência”.

Além disso, os parlamentares querem debater o mapa da violência contra jovens negros e pobres no Brasil.

A CPI é formada por 22 deputados, entre titulares e suplentes, e terá prazo de seis meses para concluir os trabalhos.

+ sobre o tema

para lembrar

Violência: guerra aos jovens, negros e pobres das periferias

O resultado do Atlas da Violência 2017 divulgado nesta...

O corpo negro na Educação Física escolar

O presente ensaio tem com proposta provocar alguma reflexão...

Anistia Internacional condena violência letal contra jovens no Brasil

Diante da morte de cinco adolescentes na noite de...

Projeto oferece 120 vagas em cursos para jovens negros de Feira de Santana

O projeto “No Radar: Ondas Sem Fronteiras”, da Associação...
spot_imgspot_img

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto, aprovada...

Ambiente escolar é onde mais se sofre racismo, diz pesquisa

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Referência Negra Peregum (Ipec) e Projeto SETA mostra que 38% dos entrevistados disseram que escolas, faculdades e universidades...

APAN lança escola de audiovisual negro em parceria com entidade colombiana

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), em parceria com a Manos Visibles, entidade colombiana de audiovisual, lança a primeira escola negra de...
-+=