Criação de peixes no Amapá chama a atenção de pesquisadores africanos

Objetivo é aprimorar as técnicas para reduzir custos com importação.
Pesquisadores africanos ficam até quarta-feira (21) no estado.

Por: Maiara Pires

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá recebeu na segunda-feira (19) a visita de cinco pesquisadores africanos da Nigéria interessados em conhecer as tecnologias utilizadas na criação de peixes. O objetivo, segundo informou o chefe do grupo, Nkadi Augustine, é aprimorar as técnicas utilizadas nos países africanos e assim, diminuir os custos com a importação do produto.
“Procuramos a Embrapa no Brasil porque já ouvimos falar que ela é conhecida no mundo inteiro por ter boas experiências e boas técnicas quando o assunto diz respeito à pesquisa agrícola”, acentuou Augustine.

J. Lewu, que é produtor agrícola na região africana, se mostrou interessado nas formas de produção de peixe utilizadas no Amapá, a exemplo do tanque de depuração. “Serve para tirar o gosto de barro do peixe”, explicou o analista da Embrapa, Daniel Montagner.

Outra novidade que os pesquisadores estrangeiros ficaram curiosos foi com a utilização de tanque rede e tanque escavado na psicultura amapaense. “Lá eles utilizam o tanque de bambu”, disse o pesquisador da Embrapa, Marcos Tavares Dias.

“Vou avaliar qual o melhor método para cultivar os peixes lá na África”, disse Lewu.

dsc0791

O grupo de pesquisadores chegou ao Amapá no domingo (18). Ele integra a missão africana composta de 50 pessoas que está no Brasil desde a semana passada distribuída em outros estados do país. Eles vieram conhecer não só as técnicas de psicultura como também, de outras áreas que envolvem a pesquisa agrícola.

Na segunda-feira o grupo visitou os laboratórios da Embrapa e um empreendimento comercial na Fazendinha, onde a instituição também realiza seus experimentos. A visita segue na terça-feira (20) a uma empresa de processamento de pescado. E encerra na quarta-feira (21) no Mercado do Pescado, em Macapá.

Estudantes africanos criam sabonete capaz de evitar a malária 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...