Criação de peixes no Amapá chama a atenção de pesquisadores africanos

Objetivo é aprimorar as técnicas para reduzir custos com importação.
Pesquisadores africanos ficam até quarta-feira (21) no estado.

Por: Maiara Pires

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá recebeu na segunda-feira (19) a visita de cinco pesquisadores africanos da Nigéria interessados em conhecer as tecnologias utilizadas na criação de peixes. O objetivo, segundo informou o chefe do grupo, Nkadi Augustine, é aprimorar as técnicas utilizadas nos países africanos e assim, diminuir os custos com a importação do produto.
“Procuramos a Embrapa no Brasil porque já ouvimos falar que ela é conhecida no mundo inteiro por ter boas experiências e boas técnicas quando o assunto diz respeito à pesquisa agrícola”, acentuou Augustine.

J. Lewu, que é produtor agrícola na região africana, se mostrou interessado nas formas de produção de peixe utilizadas no Amapá, a exemplo do tanque de depuração. “Serve para tirar o gosto de barro do peixe”, explicou o analista da Embrapa, Daniel Montagner.

Outra novidade que os pesquisadores estrangeiros ficaram curiosos foi com a utilização de tanque rede e tanque escavado na psicultura amapaense. “Lá eles utilizam o tanque de bambu”, disse o pesquisador da Embrapa, Marcos Tavares Dias.

“Vou avaliar qual o melhor método para cultivar os peixes lá na África”, disse Lewu.

dsc0791

O grupo de pesquisadores chegou ao Amapá no domingo (18). Ele integra a missão africana composta de 50 pessoas que está no Brasil desde a semana passada distribuída em outros estados do país. Eles vieram conhecer não só as técnicas de psicultura como também, de outras áreas que envolvem a pesquisa agrícola.

Na segunda-feira o grupo visitou os laboratórios da Embrapa e um empreendimento comercial na Fazendinha, onde a instituição também realiza seus experimentos. A visita segue na terça-feira (20) a uma empresa de processamento de pescado. E encerra na quarta-feira (21) no Mercado do Pescado, em Macapá.

Estudantes africanos criam sabonete capaz de evitar a malária 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=