Criadores de HQ com Superman bissexual recebem proteção policial após ameaças

Enviado por / FonteO Globo

Agentes passaram a fazer rondas nas proximidades das casas de alguns membros da equipe e na sede da editora DC Comics na Califórnia, Estados Unidos

Os criadores da HQ “Superman: Son of Kal-El”, na qual o personagem do super-herói é bissexual, estão recebendo proteção policial após se tornarem alvo de ameaças por conta da publicação.

Segundo o site TMZ, “leitores de quadrinhos irritados expressaram grande descontentamento com a sexualidade do personagem” anunciada em outurbo, e foi necessário acionar o Departamento de Polícia de Los Angeles, na Califórnia, para atuar no caso. Agentes passaram a fazer rondas nas proximidades das casas de alguns membros da equipe e na sede da editora DC Comics, em Burbank.

Conforme a publicação, as ameaças não geraram nenhum tipo de ação concreta, mas os policiais ainda fazem a proteção por precaução, mesmo com a situação “aprentemente mais calma”.

A HQ estará disponível para venda nos EUA neste mês. Na história, Jonathan Kent,  filho de Clark Kent e Lois Lane, assumiu o posto de herói e vai se envolver romanticamente com um amigo.

O relacionamento entre Jonathan e Jay Nakamura, um ativista hacker, é apenas uma das características que diferencia o herói atual do pai. A série de quadrinhos, lançada em julho nos EUA, acompanha a vida do jovem de 17 anos e, desde que foi publicada, mostrou Jon combatendo incêndios florestais causados pela mudança climática, frustrando um tiroteio em um colégio e protestando contra a deportação de refugiados em Metrópolis.

Polêmica no Brasil

No Brasil, a notícia gerou um comentário homofóbico do jogador de vôlei Maurício Souza, que acabou sendo dispensado do Minas Tênis Clube. Em ser perfil no Instagram, o jogador havia publicado uma imagem do beijo gay entre o Superman atual, filho de Clark Kent, e um outro personagem, com a legenda “É só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”.

O comentário desencadeou reações imediatas, como a do jogador da seleção brasileira de vôlei Douglas. Representante LGBTQIA+ no esporte, ele rebateu: “eu não ‘virei heterossexual’ vendo os super-heróis homens beijando mulheres… Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil”. A resposta foi apoiada por outros atletas como Fabi Alvim, Gabi e Carol Gattaz e Maique, colega de Maurício no Minas, também homossexual.

As repercussões negativas levaram o clube mineiro a se manifestar publicamente, com uma nota que afirmava que “todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”. Pressionado pelos principais patrocinadores da equipe, Fiat e Gerdau, Maurício pediu desculpas, mas disse que “ter opinião e defender o que se acredita não é ser homofóbico nem preconceituoso”. A retratação não foi o suficiente e ele acabou desligado do clube.

+ sobre o tema

Gays e lésbicas contam por que escondem a orientação sexual no trabalho

Experiências passadas ruins e medo de sofrer com o...

Criador de “Glee” anuncia série com o maior elenco de pessoas trans da história da TV

Ryan Murphy, de Glee e American Horror History, já...

Gol é a primeira companhia aérea do Brasil a ter comissária de bordo trans

Nicole Cavalcante trabalha na função há 8 anos e,...

para lembrar

Violência e homofobia de seguranças do Carrefour

Ao ir no Hipermercado Carrefour João Dias, por volta...

Moleque escravo açoitado até a morte pelo crime de sodomia (1678)

Inquisição de Lisboa, proc. 14649 Por Luiz Mott. O segundo  registro...

OAB pede cassação da candidatura de Fidelix por declarações homofóbicas

Por: James Cimino A Comissão Especial da Diversidade Sexual do...

Travesti eleita presidente de câmara não descarta disputar prefeitura

Eleito vereador na cidade de Pilar nas Eleições 2012,...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...
-+=