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    Senado confirma Linda Thomas-Greenfield como embaixadora dos EUA na ONU

    Pequena manifestação na avenida Paulista em homenagem a Plínio, homossexual assassinado - Marina Garcia/Folhapress

    Justiça adia para maio júri de acusado de matar cabeleireiro por homofobia em 2018

    Foto: AdobeStock

    “Sua raça é resistente à dor”: mulheres relatam racismo em atendimentos médicos

    Camila Moura de Carvalho (Arquivo Pessoal)

    Camila Moura de Carvalho: Por que o feminismo negro?

    Djamila Ribeiro – Filósofa e Escritora “Não é preciso ser negro para se engajar na luta antirracista” (Foto: Victor Affaro)

    Mulheres de Sucesso: Forbes destaca 20 nomes em 2021

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    A importância da proteção de defensores e defensoras de direitos humanos 

    Ilustração/ Thaddeus Coates

    Quando eu descobri a negritude

    Bianca Santana - Foto: João Benz

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     A24 Studios/Reprodução

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      Neca Setubal Imagem: Sergio Lima/Folhapress

      A inaceitável desvinculação do investimento em educação e saúde

      Zilda Maria de Paula (à esq.), líder das mães de Osasco e Barueri, conversa com Josiane Amaral, filha da vítima Joseval Silva Imagem: Marcelo Oliveira/UOL

      Defesa de réus de chacina tenta desacreditar mães de vítimas, diz defensora

      Foto: Reprodução/ TV Globo

      Carol Conká, a Karabá do BBB

      Bianca Santana, jornalista, cientista social e pesquisadora - Foto: Bruno Santos/Folhapress

      Notícia sem contexto contribui para o genocídio negro no Brasil, afirma pesquisadora

      Alice Hasters (Foto: Tereza Mundilová/ @terezamundilova)

      Alice Hasters – Por que os brancos gostam de ser iguais

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      Família diz que menino morto no Rio foi retirado da porta de casa pela PM

      Foto: Diêgo Holanda/G1

      Perigo: ele nasceu preto

      Foto: Ari Melo/ TV Gazeta

      Moradores carregam corpos e relatam danos psicológicos após ações da PM na Baixada Fluminense

      Keeanga-Yamahtta Taylor (© Don Usner)

      O que o Black Lives Matter diz ao mundo e ao Brasil

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Mary Aguiar (Foto: Imagem retirada do site Bahia.ba)

        Mary Aguiar, primeira juíza negra do país, morre aos 95 anos

        Chiquinha Gonzaga aos 47 anos, em 1984 (Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Edinha Diniz/Ciquinha Gonzaga)

        Negritude de Chiquinha Gonzaga ganha acento em exposição em São Paulo

        Edusa Chidecasse (Foto: Reprodução/ @tekniqa.studios)

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        Morte: Agregador, articulou cultura e educação no movimento negro

        Chiquinha Gonzaga  Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Edinha Diniz/Divulgação

        Itaú Cultural abre a série Ocupação em 2021 com mostra dedicada à maestrina Chiquinha Gonzaga

        Vacinação contra a Covid-19 dos Quilombolas da comunidade Sucurijuquara, região isolada do Distrito de Mosqueiro, no Pará (Foto: FramePhoto / Agência O Globo)

        Covid-19: maioria da população, negros foram menos vacinados até agora

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              Crianças e adolescentes negras: o direito à educação, infância e juventude

              13/08/2020
              em Educação
              Tempo de leitura: 6 min.

              O projeto Crianças e adolescentes negras: o direito à educação, infância e juventude, contemplado no edital 2020 da Brazil Foundation, é realizado por Geledés – Instituto da Mulher Negra e teve início em julho deste ano. Com o objetivo de combater as desigualdades educacionais, constituiremos uma rede de organizações e ativistas parceiras e parceiros para o desenvolvimento de pesquisa, incidência política e percursos formativos. As ações têm como foco os direitos das crianças e adolescentes negras e negros, com especial atenção às meninas negras e à educação.

              A pandemia da COVID-19 impôs uma nova dinâmica social ao trazer a necessidade do isolamento para evitar a rápida proliferação do vírus. Por isso, as aulas foram suspensas em todo o território nacional, o que impactou a vida de milhares de estudantes de diferentes formas. A falta de acesso diário ao espaço físico da escola, além de interferir sobre o processo pedagógico e a interação da comunidade escolar (alunas e alunos, gestão, professoras e professores etc.), exigiu uma rápida adaptação ao ensino remoto/virtual, com reflexos na alimentação, higienização, segurança e na informação de muitos estudantes. A rotina escolar é responsável por parte considerável das alimentações diárias de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, assim como o acompanhamento cotidiano da instituição de ensino contribui para evidenciar as formas de violação de direitos vivenciadas por estudantes e, assim, possibilita o acesso às outras instituições da Rede de Proteção. Neste sentido, a necessidade de fechamento do ambiente físico da escola precisaria ser acompanhada de políticas públicas estratégicas para o acompanhamento de crianças e adolescentes.

              Além de impactar a interação cotidiana entre profissionais da educação e estudantes, o fechamento das escolas provocou um rompimento com um espaço de afetividade e sociabilidade de crianças e adolescentes. Este fenômeno pode agravar um problema que, como sabemos, atinge majoritariamente as crianças e os adolescentes mais vulnerabilizados: a evasão escolar. De acordo com o “Anuário Brasileiro da Educação Básica” publicado em 2019, antes da pandemia apenas 32% de crianças negras de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creche, contra 39% das brancas. No Ensino Fundamental, embora as taxas de matrícula sejam equivalentes para negros (97,7%) e brancos (98,3%), no 5 º ano apenas 51% dos negros apresentam proficiência em língua portuguesa, enquanto para os brancos este indicador é de 70%. No Ensino Médio as disparidades de frequência escolar voltam a aparecer: a) em 2018 apenas 64,3% dos adolescentes negros de 15 a 17 anos estavam matriculados no Ensino Médio, enquanto que 75,4% dos brancos do mesmo grupo de idade frequentavam este nível de ensino; b) apenas 55% dos jovens negros de até 19 anos haviam concluído o Ensino Médio, enquanto que 73,7% dos brancos na mesma faixa etária tinham finalizado este nível de ensino.

              ArtigosRelacionados

              (Foto: Paulo Fridman/Corbis via Getty Images)

              Qualidade para unir ensino público e privado

              14/02/2021

              A pesquisa: “O direito à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia” estará disponível para preenchimento até o dia 11 de outubro!

              07/10/2020
              Adobe

              Pesquisa: O direito à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

              14/09/2020

              Por outro lado, o “Mapa do Trabalho Infantil” publicado em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho revela que a exploração da mão de obra infantil tem maior incidência na vida de pessoas negras. As crianças negras representam 62,7% das vítimas do trabalho infantil e, quando desagregamos por categorias de trabalho, são 73,5% no trabalho doméstico, área que também concentra 94% de meninas.

              O estudo “A Criança e o Adolescente nos ODS: Marco zero dos principais indicadores brasileiros”, realizado pela Fundação Abrinq e publicado em 2019, destaca que: a) quanto maior a faixa de rendimento familiar, é também maior as taxas de frequência escolar, o que impacta sobre o desempenho das crianças e adolescentes mais pobres; b) as meninas em idade escolar são mais direcionadas ao trabalho doméstico, enquanto que os meninos trabalham na produção para terceiros e para o próprio consumo; c) há disparidades raciais no acesso à educação infantil que vai se agravando nos próximos níveis de ensino e, também de acordo com a rede (pública ou privada), o que significa que as desigualdades raciais “se cristalizam ao longo das etapas da Educação Básica”; d) crianças e adolescentes que não estão ocupados no mundo de trabalho têm maiores taxas de escolarização; e) jovens negros estão 4 vezes mais expostos à morte violenta do que jovens brancos; e f) crianças e adolescentes meninas são a maioria das vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Portanto a  pesquisa demonstra que a privação de direitos e as desigualdades raciais e de gênero têm início ainda na fase da infância e se refletem de forma diferente sobre a trajetória de meninas e meninos, negros e brancos; em períodos de crise e austeridade elas costumam aumentar e, neste momento, é necessário um acompanhamento da sociedade civil com o objetivo de evitar um aprofundamento das desigualdades.

              O projeto Crianças e adolescentes negras: o direito à educação, infância e juventude, buscará entender os impactos do isolamento social e o afastamento da escola na vida de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e os problemas relacionados ao acesso à educação e garantia de direitos.

              A primeira etapa é a realização da pesquisa “Infância e direitos – a situação das meninas negras”, que trará dados quantitativos e qualitativos a ser realizada com atores da sociedade civil, profissionais da educação e familiares, que levantará informações sobre: a) as orientações recebidas das unidades educacionais sobre a pandemia, o isolamento e as atividades pedagógicas, b) o modelo de ensino remoto mais utilizado, c) as dificuldades enfrentadas pelos segmentos e as soluções encontradas, d) os efeitos da pandemia na vida dos(das) estudantes (físicos, cognitivos e socioemocionais), e) os impactos financeiros e socioemocionais nas famílias, f) os retrocessos no processo de ensino-aprendizagem e g) as propostas para garantir a continuidade do percurso escolar de crianças e adolescentes.

              As informações coletadas auxiliarão no dimensionamento do problema, na construção de ações voltadas para a garantia e a manutenção dos direitos educativos e, também, exigir o comprometimento do poder público, de entidades da sociedade civil e da população em geral com a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.

              Para a segunda etapa, pós-pandemia, serão realizadas oficinas formativas com foco nas principais recomendações da pesquisa, que serão voltadas para profissionais da educação, familiares, integrantes de organizações da sociedade civil que atuam pelos direitos das crianças e adolescentes e demais públicos interessados, com o objetivo de posicionar e dar centralidade às questões racial e de gênero nas reflexões, elaboração e avaliação de políticas públicas voltadas à  infância e à adolescência.

              Nosso objetivo é mobilizar a discussão em torno dos direitos das crianças e adolescentes negras, em particular a situação das meninas negras, tendo em vista que estamos em plena vigência de duas importantes agendas globais que foram assumidas pelo Brasil enquanto Estado-membro das Nações Unidas, voltadas para a igualdade e a equidade:

              → Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, assentada nos princípios de reconhecimento, justiça e desenvolvimento das populações afrodescendentes ao redor do mundo, e que recomenda aos Estados que integrem uma perspectiva de gênero na criação e monitoramento das políticas públicas, levando em consideração as necessidades e realidades de mulheres e meninas afrodescendentes para superar as desigualdades persistentes.

              → Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estruturado a partir de 17 objetivos e 169 metas que se inter-relacionam e devem ser realizados no período 2015-2030. Este marco internacional busca a concretização da igualdade e liberdade, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento econômico e social de todas as pessoas, além da proteção ambiental de forma a possibilitar um planeta saudável para as gerações presentes e futuras. Destacamos o ODS 4 – Educação de Qualidade, o ODS 5 – Igualdade de Gênero e o ODS 10 – Redução das Desigualdades que apresentam um conjunto de metas que possibilitam que ninguém fique para trás.

              Buscamos destacar e promover o reconhecimento dessas agendas como importantes plataformas dos direitos para a redução das desigualdades de gênero, raça e geracional, a partir do diálogo entre sociedade civil, governos, setor corporativo e terceiro setor.

              Para Geledés, o debate sobre as infâncias precisa assumir a questão racial como uma prioridade, como forma de desconstruir a naturalização e a posição das crianças e adolescentes negras em situações de extrema vulnerabilidade.

              #BrazilFoundation #BFapoio2020

              Tags: Brazil Foundationdireito à educação
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              • "Quando resolvi organizar o livro Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e masculinidades, junto com o professor Rolf de Souza, um projeto pensado, e escrito exclusivamente por homens negros (das mais diferentes matizes fenotípicas, ideológicas, sexuais, etc.), um dos motivos, era que nos últimos anos vinha sentindo uma “atmosfera” de desqualificação sistemática e generalizada sobre nós. Havia uma retórica inflamada por parte de um segmento do movimento das mulheres negras que identificavam os homens negros como a síntese de todos os males da população negra: violência, preterimento, violação, alienação, abandono, enfim o degenerado perfeito." Leia o Artigo de Henrique Restier em: www.geldes.org.br
              • Para fechar fevereiro, a coluna Nossas Histórias vem com a assinatura da historiadora Bethania Pereira, que nos convida a pensar sobre as camadas de negação da história do Haiti. Confira um trecho do artigo do artigo"O Pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico"."A partir de 1824, o presidente Jean-Pierre Boyer passou a oferecer terras e cidadania para os imigrantes exclusivamente negros, vindos dos Estados Unidos. Ao chegar no Haiti, as pessoas teriam acesso a um lote de terra, ferramentas e, após um ano, receberiam a cidadania haitiana. A fim de fazer seu projeto reconhecido, Boyer enviou Jonathas Granville como seu representante oficial para os Estados Unidos. Lá, Granville pode se reunir com afro-americanos de diferentes locais mas, aparentemente, foi na cidade de Baltimore, onde ele participou de reuniões na African Methodist Episcopal Church – Bethel [Igreja Metodista Episcopal Africana] e pode se encontrar com homens e mulheres negros e negras. Acesse o material na íntegra em: A Coluna Nossas Histórias é parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultune #Haiti #Liberdade #Direitos #SéculoXIX #HistoriadorasNegras #NossasHistórias.
              • #Repost @naosomosalvo • • • • • • A @camaradeputados, o @senadofederal e o @supremotribunalfederal precisam frear a política armamentista da Presidência da República, que coloca em risco nossa segurança e nossa democracia. 72% da população brasileira é contrária à proposta do governo de que é preciso armar a população: precisamos unir nossas forças e vozes contra esses retrocessos! Pressione agora: www.naosomosalvo.com.br As armas que a gente precisa são as que não matam.
              • No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h, as Promotoras Legais Populares- PLPs, realizam uma live para falar sobre ações e desafios durante a pandemia, no canal do YouTube de Geledés Instituto da Mulher Negra.
              • Abdias Nascimento, por Sueli Carneiro “Sempre que penso em Abdias Nascimento o sentimento que me toma é de gratidão aos nossos deuses por sua longa vida e extraordinária história fonte de inspiração de todas as nossas lutas e emblema de nossa força e dignidade. A história política e a reflexão de Abdias Nascimento se inserem no patrimônio político-cultural pan-africanista, repleto de contribuições para a compreensão e superação dos fatores que vêm historicamente subjugando os povos africanos e sua diáspora. Abdias Nascimento é a grande expressão brasileira dessa tradição, que inclui líderes e pensadores da estatura de Marcus Garvey, Aimé Cesaire, Franz Fannon, Cheikh Anta Diop, Léopold Sedar Senghor, Patrice Lumumba, Kwame Nkruman, Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Steve Biko, Angela Davis, Martin Luther King, Malcom X, entre muitos outros. A atualidade e a justeza das análises e das posições defendidas por Abdias Nascimento ao longo de sua vida se manifestam contemporaneamente entre outros exemplo, nos resultados da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, ocorrida em setembro de 2001, em Durban, África do Sul, que parecem inspiradas em seu livro O Genocídio do Negro Brasileiro (1978) e em suas incontáveis proposições parlamentares.Aprendemos com ele tudo de essencial que há por saber sobre a questão racial no Brasil: a identificar o genocídio do negro, as manhas dos poderes para impedir a escuta de vozes insurgentes; a nos ver como pertencentes a uma comunidade de destino, produtores e herdeiros de um patrimônio cultural construído nos embates da diáspora negra com a supremacia branca em toda parte. Qualquer tema que esteja na agenda nacional sobre a problemática racial no presente já esteve em sua agenda política há décadas atrás, nada lhe escapou. Mas sobretudo o que devemos a ele é a conquista de um pensar negro: uma perspectiva política afrocentrada para o desvelamento e enfrentamento dos desafios para a efetivação de uma cidadania afrodescendente no Brasil, o seu mais generoso legado à nossa luta.” 📷Romulo Arruda
              • #Repost @brazilfound • • • • • • InstaLive Junte-se a nós para uma conversa com Januário Garcia, ícone da história do movimento negro no Brasil, enquanto celebramos o mês da história negra (Black History Month).⁠ ⁠ 📆: Terça-feira, 23 de fevereiro ⁠ ⏱: 18 hs horário de Brasília⁠ 📍: Instagram da BrazilFoundation (@brazilfound)⁠ ⁠ Fotógrafo brasileiro, Januário Garcia há mais de 40 anos vem documentando os aspectos social, político, cultural e econômico das populações negras do Brasil. Formado em Comunicação Visual, passou por prestigiados jornais e grandes agências de publicidade do Rio de Janeiro e é autor das fotos de álbuns icônicos de artistas consagrados. ⁠ ⁠ Januário participa de importantes espaços de memória, arte e cultura do povo negro; é co-fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, é membro do Conselho Memorial Zumbi e, atualmente, Presidente do Instituto Januário Garcia, um Centro de Memória Contemporâneo de Matrizes Africanas.⁠ ⁠ *⁠ #BrazilFoundation #mêsdahistórianegra #blackhistorymonth #januáriogarcia #brasil @januariogarciaoficial
              • Hoje é o dia nacional de luta por um auxílio emergêncial de 600 reais até o fim da pandemia! Fortaleça em todas as redes: #AuxilioEmergencial600reais #AteOFimDaPandemia #VacinaParaTodesPeloSUS Acompanhe os atos: https://coalizaonegrapordireitos.org.br/ato-nacional-pelo-auxilio-emergencial/
              • "As estratégias de liberdade desempenhadas pelos escravizados tiveram muitas dinâmicas. Em algumas oportunidades, era a carta de alforria o recurso daqueles que buscavam conquistar a saída da escravidão." Leia o artigo do historiador Igor Fernandes de Alencar, para a coluna
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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